quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Trabalho 2

Em dupla, responda o que se pede:

Defina Globalização.
Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização.
Descreva as fases do processo de globalização.
Quais são os tipos de globalização? descreva-os.
Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?
Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?
Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?


Poste seu comentário até 24:00horas do dia 18/11.

87 comentários:

  1. Ricardo G. Véras Espíndola A65CAF-0
    Thiago Merlino Sampaio A66FEJ-6

    Defina Globalização,
    Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização.
    Descreva as fases do processo de globalização

    A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.


    Quais são as vantagens e desvantagens da globalização:

    Dentre as inúmeras vantagens podemos destacar o advento da tecnologia dentro da sociedade. A tecnologia tem sido o principal fator que demonstra a interação entre países, etnias e classes na constante modificação e aperfeiçoamento da tecnologia no mundo atual.
    Em contra partida, a tecnologia traz consigo uma das grandes desvantagens da globalização. A má distribuição de renda faz com que a tecnologia possa de certa maneira enriquecer os ricos e desgraçar os pobres.Empresas multinacionais oferecem baixíssimos salários em países mais pobres para posteriormente vender aparelhos eletrônicos com um alto preço em países de primeiro mundo. Caracterizando assim, a exploração dos mais necessitados com o intuito de enriquecimento.

    ResponderExcluir
  2. CONTINUAÇÃO

    Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?

    O Brasil conseguiu se relacionar com a globalização desde os tempos em que era uma simples colônia de exploração.Passado os anos, o Brasil conseguiu almejar espaços maiores dentro do mundo globalizado a partir do momento em que empresas multinacionais começaram a implantar filias em nosso país.Posteriormente, com a população enriquecendo, milionários querendo implantar empresas em nosso território,o Brasil abriu suas portas como meio de aproveitar a importação de bens para a população e a exportação de produtos como meio de ajuda na economia brasileira com o uso da balança comercial favorável,exportação sobreposta a importação.


    Quais são os tipos de globalização? descreva-os.

    Tipos de Globalização Globalização da Informação – a livre circulação de informação ao redor do mundo. Globalização da Mídia - obtendo acesso a mercados globais através de corporações transnacionais de mídia e usando seu poder para promover e selecionar notícias e comentários que refletem os interesses econômicos da corporação (e respectivos interesses das empresas multinacionais).
    Globalização Corporativa - obtendo acesso a mercados globais por corporações transnacionais e utilizando os seus poderes e recursos para prosseguir interesses corporativos deliberadamente ou incidentalmente, em detrimento dos interesses da sociedade civil e de bem-estar Globalização Econômica – a livre circulação de dinheiro e capitais ao redor do
    mundo. Globalização cultural - a dominação mundial dos aspectos da cultura norte-americana, por vezes referido como 'McCulture', como no restaurante da cadeia McDonald's. Globalização da língua a dominação mundial do idioma Inglês.


    Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?

    A globalização exerce forte influência no profissional de educação física visando que este profissional deve estar atento e ligado para todas as questões cotidianas. E por se tratar de uma globalização, é de extrema importância o profissional de educação física, estar muito conectado à ciências, livros, escritores do mundo dos exercícios físicos,como o futsal, o futebol, o handball, o basquete.

    ResponderExcluir
  3. Aline Pinheiro Lourenço
    RA:A531IA-8
    TURMA : EF2E30




    1)define-se globalização como o processo de integração de mercados domésticos ,no processo de uma formação de um mercado integrado.
    O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos.

    2) Surgimento e instalação na Europa, industrialização,formação de impérios ,forte dependência da tecnologia .A característica principal do ciclo histórico da globalização é que houve a queda do muro de Berlim e o desaparecimento da união soviética , houve a liberdade do capital se mover para o mundo todo ,globalização como fenômeno sócio - econômico a expansão de fluxos internacionais de bens , serviços e capitais .

    3) Pode se dividir em três processos

    Globalização comercial :é a integração dos mercados nacionais através do comercio internacional .

    Globalização financeira : integração dos mercados financeiros nacionais através do mercado financeiro internacional .

    Globalização produtiva : O processo de integração das estruturas produtivas domesticas .

    4) A globalização se faz presente, em primeiro lugar, mediante as relações financeiras e de comércio que os países mantêm entre si, mas é pelo setor produtivo que ela é suscetível de impactar mais decisivamente o perfil e a própria estrutura das economias nacionais ( exploração ou de extração)

    5) Vantagens: Gera emprego ,facilidades em conseguir informações, surgi novas tecnologias
    facilita a vida e a convivência entre os países

    Desvantagnes: Desvalorização de culturas, exploração de mão de obra barata
    causa drásticos impactos ambientais, os países desenvolvidos explorão os sub-desenvolvidos.

    ResponderExcluir
  4. Dessirreê Carvalho - A6357B-5 - EF2E30

    A globalização é um acontecimento social , que ocorre em todo o mundo.E é unificação de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nos meios de comunicação , fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias.
    O processo de globalização se acelerou a partir da II Guerra Mundial e no início da Guerra Fria,quandos os países capitalistas começaram a entrar em guerra com os socialistas.
    Os capitalistas eram,mais desenvolvidos economicamente com isso lucravam cada vez mais,os socialistas não concordavam com os princípios dos capitalistas criando então a “Guerra Fria”,que era uma guerra territorial fazendo com que ocorrece a primeira crise mundial em 1973,o país mais afetado foi os Estados Unidos.A crise se espalhava cada vez mais pelo mundo todo,os capitalistas perceberam que se criassem impressas multinacionais iriam lucrar e acabar com a crise ao mesmo tempo,assim foi feito,os Estados Unidos criou cedes de empresas lá e criando filiais em todo o mundo.
    Períodos da Globalização
    Data Período Caracterização
    1450-1850 Primeira fase Expansionismo mercantilista
    1850-1950 Segunda fase Industrial-imperialista-colonialista
    pós-1989 Globalização recente Cibernética-tecnológica-associativa
    Vantagens da globalização
    A abertura foi fundamental no combate à inflação e para a modernização da economia com a entrada de produtos importados, o consumidor foi beneficiado: podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade e essa oferta maior ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e mais qualidade.
    A globalização é que ela gera empregos, investimentos externos, traz tecnologias, melhora a relação do país com os outros países, ajuda o país a participar das trocas comerciais internacionais, traz cultura de outros lugares.

    Desvantagens da globalização

    A necessidade de modernização e de aumento da competitividade das empresas produziu um efeito muito negativo, que foi o desemprego. Para reduzir custos e poder baixar os preços, as empresas tiveram de aprender a produzir mais com menos gente. Incorporavam novas tecnologias e máquinas.
    Desvaloriza a cultura nacional, faz com que as transnacionais se instalem em outros
    Países pobres, explorando a matéria primaabundantemente e pagando mão de obra barata.

    ResponderExcluir
  5. Dessirreê Carvalho - A6357B-5 - EF2E30
    [continuação]

    As transformações e limites de uma economia globalizada implicam enormes desafios para aqueles países que pretendem ampliar as suas condições de desenvolvimento baseadas em uma inserção internacional ativa. Em muitos casos, isso significa caminhar na contramão do consenso. É preciso combinar as estratégias de proteção ao mercado interno e fazer da globalização algo a favor dos objetivos firmados. A questão da estabilização, como base para o crescimento sustentado, tornou-se o grande desafio para os países latino-americanos, principalmente ao longo das décadas de 1980 e 1990. A análise comparativa das experiências do Chile (1978-1982), México (1988-1994), Argentina (1991-1996) e Brasil (1994-1998), na primeira fase do Plano Real, apresenta semelhanças, destacados os momentos históricos de cada país.
    O Brasil, a despeito da boa posição no ranking dos principais países absorvedores de investimentos diretos estrangeiros, ainda não conseguiu estabelecer uma clara estratégia de associação entre o investimento externo e os demais objetivos de diminuição da vulnerabilidade externa, ampliação das exportações de desenvolvimento de novas competências, de forma a sustentar, em bases sólidas, as condições para o crescimento.
    Atualmente estamos presenciando no mundo várias transformações advindas, "de políticas estruturais, que são estratégias do processo de reestruturação neoliberal" (TAFFAREL, 1998, p.13). Estas transformações estão sendo impostos aos países do capitalismo periférico, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, que estão servindo aos países do capitalismo central.

    ResponderExcluir
  6. Dessirreê Carvalho - A6357B-5 - EF2E30
    [continuação]


    Essa construção hegemônica do neoliberalismo vai se impondo através de reformas em vários planos, sejam estas educacionais, sociais, econômicos, políticos, etc. Ideologicamente, os financiadores do neoliberalismo, incutem a idéia de que esta é "uma nova solução, senão a única, para enfrentar os problemas sócio-econômicos" (FARIA JUNIOR, 1997, p. 45).
    A globalização é tida hoje como um processo universal, inexorável, irreversível e já consumado em sua forma atual (ibid). Sobre esta idéia (ideologia), podemos perceber que este processo já estava para acontecer, se fazendo necessário ao ponto de não se questionar seus determinantes como se fosse a ordem natural das coisas, cabendo aos países do capitalismo periférico se adaptarem a esta realidade. A globalização em sua essência, prega, por um mundo sem fronteiras que impeça o livre comércio e as relações afins entre os países, promovendo um mercado livre que regulará as relações sociais de produção (PINHEIRO, 1997).
    Com a reorganização do mundo do trabalho ditadas pela globalização, um novo perfil de trabalhador se faz necessário para atender as exigências de um mercado dinâmico ( Silva, 1997). Ao se pensar neste trabalhador, é válido imaginar quem vai prepará-lo. A partir daí nos remete a pensar ne escola, e com isso, nas adaptações feitas no plano educacional. O corpo de conhecimentos, tratados na escola, será para preparar o indivíduo para um mercado de trabalho a qual não caberá a crítica da realidade.

    ResponderExcluir
  7. Dessirreê Carvalho - A6357B-5 - EF2E30
    [contiuação]

    Ao nos reportarmos à educação física, possíveis pensamentos que podem (e devem) ser refletidos são: sobre a sua contribuição na formação deste novo trabalhador (de acordo com estas tendências), além da sua permanência no âmbito escolar caso não contemple, em sua prática, para essa formação. Na escola, matérias como Português, Matemática e Inglês têm valor para estas novas tendências, principalmente, pelo corpo de conhecimento que possuem. A educação física atualmente tem passado por profundas mudanças principalmente com relação a formação dos futuros profissionais que, encantados com o ideário do profissional liberal, estão dando maior ênfase em seus estudos, para a área não formal. Em contributo a isto, boa parte dos professores, tem propiciado que o currículo seja voltado para esta formação.

    ResponderExcluir
  8. Adriene Alves (A45296-6)
    Mauro Lúcio (A390DI-4)
    Turma: EF2E30

    Defina Globalização
    A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtém-se como conseqüência o aumento acirrado da concorrência.
    Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização
    O processo de globalização está extremamente ligado às revoluções tecnológicas, porque foram elas que deram dinamismo e rapidez ao mercado. As tecnologias que podem ser deferidas a essa questão está principalmente nas telecomunicações e no transporte, nas telecomunicações houve um desenvolvimento muito grande nas telefonias (telefones fixos, fax e celulares que facilitam as comunicações entre empresas facilitando a importação e exportação, empresas e consumidores, as direções são tomadas em um país e repassadas minutos depois, e posteriormente surgiu a internet, mais rápida e mais eficiente, facilitando os fluxos de capitais e investimentos, por fim, os satélites melhoraram a difusão de informações através dos veículos de comunicação em massa, como televisão e rádio), nos transportes as tecnologias foram nas rodovias, hidrovias, ferrovias, portos e aeroportos e também nos próprios meios de transportes (caminhões mais modernos e rápidos, balsas e barcos com boa capacidade de cargas e de velocidade, ferrovias, os navios estão mais modernos com maior capacidade de peso e velocidade e esses são os mais importantes no processo de importação e exportação, já que 75% dos fluxos das mercadorias ocorrem nesse transporte).
    Descreva as fases do processo de globalização
    Períodos da Globalização: 1450-1850/Primeira fase/Expansionismo mercantilista; 1850-1950/Segunda fase/Industrial-imperialista-colonialista; pós 1989/Globalização recente/Cibernética-tecnológica-associativa.
    A primeira globalização, resultado da procura de uma rota marítima para as Índias, assegurou o estabelecimento das primeiras feitorias comerciais européias na Índia, China e Japão, e, principalmente, abriu aos conquistadores europeus as terras do Novo Mundo. Os principais acontecimentos que marcam a transição da primeira fase da globalização para a segunda dão-se nos campos da técnica e da política. A partir do século 18, a Inglaterra industrializa-se aceleradamente e, depois dela, a França, a Bélgica, a Alemanha e a Itália. A máquina à vapor é introduzida nos transportes terrestres (estradas-de-ferro) e marítimos (barcos à vapor). No decorrer do século 20 três grandes projetos de liderança da globalização conflitaram-se entre si: o comunista, inaugurado com a Revolução bolchevique de 1917 e reforçado pela revolução maoísta na China em 1949; o da contra-revolução nazi-fascista que, em grande parte, foi uma poderosa reação direitista ao projeto comunista, surgido nos anos de 1919, na Itália e na Alemanha, extendendo-se ao Japão, que foi esmagado no final da 2ª Guerra Mundial, em 1945; e, finalmente, o projeto liberal-capitalista liderado pelos países anglo-saxãos, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  9. Adriene Alves (A45296-6)
    Mauro Lúcio (A390DI-4)
    Turma: EF2E30

    Continuação...

    Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?
    A abertura da economia e a Globalização são processos irreversíveis, que nos atingem no dia-a-dia das formas mais variadas e temos de aprender a conviver com isso, porque existem mudanças positivas para o nosso cotidiano e mudanças que estão tornando a vida de muita gente mais difícil. Um dos efeitos negativos do intercâmbio maior entre os diversos países do mundo, é o desemprego que, no Brasil, vem batendo um recorde atrás do outro. No caso brasileiro, a abertura foi ponto fundamental no combate à inflação e para a modernização da economia com a entrada de produtos importados, o consumidor foi beneficiado: podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade e essa oferta maior ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e mais qualidade. É o que vemos em vários setores, como eletrodomésticos, carros, roupas, cosméticos e em serviços, como lavanderias, locadoras de vídeo e restaurantes. A opção de escolha que temos hoje é muito maior. Mas a necessidade de modernização e de aumento da competitividade das empresas produziu um efeito muito negativo, que foi o desemprego. Para reduzir custos e poder baixar os preços, as empresas tiveram de aprender a produzir mais com menos gente. Incorporavam novas tecnologias e máquinas. O trabalhador perdeu espaço e esse é um dos grandes desafios que, não só o Brasil, mas algumas das principais economias do mundo têm hoje pela frente: crescer o suficiente para absorver a mão-de-obra disponível no mercado, além disso, houve o aumento da distância e da dependência tecnológica dos países periféricos em relação aos desenvolvidos. A questão que se coloca nesses tempos é como identificar a aproveitar as oportunidades que estão surgindo de uma economia internacional cada vez mais integrada.
    Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?
    Não é de agora que o Brasil apresenta transformações tecnológicas que se manifestam na sociedade brasileira. Mas foi desde 1990 que a globalização teve maior impacto. Nesse período a economia brasileira passava por uma série de crises: déficit público elevado; escassez de financiamento para atividade produtiva e para ampliação de infra-estrutura; inflação; no final da década de 80 a inflação chegou a 80% ao mês, e os preços subiam diariamente. No inicio da década de 90, o Brasil passa a adotar idéias liberais, abrindo o seu mercado interno, criando maior liberdade para a entrada de mercadorias e de investimentos externos, derrubando assim, algumas barreiras protecionistas. A idéia era ter o capital estrangeiro como ajuda para retomar ao crescimento econômico. Alegava-se que a economia ia ser beneficente para as empresas nacionais, estimulando o desenvolvimento e recuperar atrasos em alguns setores. Esperava-se, que a economia brasileira fosse mais competitiva, em a ajuda de subsídios e protecionismo.

    ResponderExcluir
  10. Adriene Alves (A45296-6)
    Mauro Lúcio (A390DI-4)
    Turma: EF2E30

    Continuação... [2]

    Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?
    A globalização é tida hoje como um processo universal, inexorável, irreversível e já consumado em sua forma atual. Sobre esta idéia (ideologia), podemos perceber que este processo já estava para acontecer, se fazendo necessário ao ponto de não se questionar seus determinantes como se fosse a ordem natural das coisas, cabendo aos países do capitalismo periférico se adaptarem a esta realidade. A globalização em sua essência prega, por um mundo sem fronteiras que impeça o livre comércio e as relações afins entre os países, promovendo um mercado livre que regulará as relações sociais de produção. Em contrapartida, sabemos que na verdade a globalização é um processo concentrador e excludente, que só vem a atender os interesses dos países do capitalismo central, deixando os países do capitalismo periférico à sua mercê. Com a reorganização do mundo do trabalho ditadas pela globalização, um novo perfil de trabalhador se faz necessário para atender as exigências de um mercado dinâmico. Ao se pensar neste trabalhador, é válido imaginar quem vai prepará-lo. A partir daí nos remete a pensar na escola, e com isso, nas adaptações feitas no plano educacional. O corpo de conhecimentos, tratados na escola, será para preparar o indivíduo para um mercado de trabalho a qual não caberá a crítica da realidade. Um outro ponto que merece ser mencionado é que o professor também deverá ser preparado para contribuir com essa formação. Isto nos remete a pensar na formação desses professores. A universidade também passa por este reajuste, principalmente no que concerne a adaptar os perfis profissionais às contínuas transformações no mercado de trabalho. Com relação à licenciatura, a formação do futuro professor deverá lhe possibilitar uma intervenção subordinada não só a uma visão tecnicista, mas para, além disto, uma visão multifuncional, visando a superação de modelos de produção do passado. Para questão de elucidação, estes modelos se baseavam no trabalhador adquirir modos de pensar definidos e restritos a partir do lugar a ser ocupado no trabalho segmentado e hierarquizado, denotando uma total alienação de todo o processo de produção. Um exemplo clássico destes modelos é a linha de montagem das fábricas de veículos, onde cada trabalhador tem uma função específica a desenvolver na construção dos mesmos, não tendo que pensar criticamente em seu labor, mas apenas desenvolver movimentos repetidos. A partir deste ponto, ao nos reportarmos à educação física, possíveis pensamentos que podem (e devem) ser refletidos são: sobre a sua contribuição na formação deste novo trabalhador (de acordo com estas tendências), além da sua permanência no âmbito escolar caso não contemple, em sua prática, para essa formação. Na escola, matérias como Português, Matemática e Inglês têm valor para estas novas tendências, principalmente, pelo corpo de conhecimento que possuem.

    ResponderExcluir
  11. Bruno Gomes(A68CBJ-6) e Manuela da Silva(A373DE-3) EF1A30
    Defina Globalização.
    R: A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo, pois permita maiores mercados para os países centrais.

    Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização.
    R: processo histórico do capitalismo que houve o surgimento e instalação na Europa, emergência da burguesia e colonização. Industrialização –economia de produção ampliada, isto é, a formação do impérios, solidificação do capitalismo. Ocorrendo uma decadência dos modelos alternativos ao capitalismo a formação dos organismos internacionais para administração econômica, social e política com a ONO, FMI, BIRD, divisão internacional do trabalho dentre outros.

    Descreva as fases do processo de globalização.
    R: -Primeira fase: Expansionismo mercantilista - resultado da procura de uma rota marítima para as Índias, assegurou o estabelecimento das primeiras feitorias comerciais européias na Índia, China e Japão, e, principalmente, abriu aos conquistadores europeus as terras do Novo Mundo.
    -Segunda fase: Industrial-imperialista-colonialista - os principais acontecimentos que marcam a transição da primeira fase da globalização para a segunda dão-se nos campos da técnica e da política, como por exemplo, a máquina à vapor é introduzida nos transportes terrestres e marítimos, conseqüentemente esta nova época será regida pelos interesses da indústria e das finanças.
    -Globalização recente: Cibernética-tecnológica-associativa - Pode-se até afirmar que a globalização recente nada mais é do que a americanização do mundo.

    Quais são os tipos de globalização? descreva-os.
    R:Globalização da informação: a livre circulação de informação ao redor do mundo. –da mídia: através de corporações transnacionais de mídia e usando seu poder para promover e selecionar notícias e comentários que refletem os interesses econômicos. –cooperativa: utilizando os seus poderes e recursos para prosseguir os interesses cooperativos deliberadamente ou incidentalmente. –econômica: a livre circulação do dinheiro. –cultural: a dominação mundial dos aspectos de cultura norte-americana e –da língua: a dominação do idioma inglês.
    -> CONTINUAÇÃO NA OUTRA POSTAGEM !

    ResponderExcluir
  12. (CONTINUAÇÃO)
    Bruno Gomes(A68CBJ-6) e Manuela da Silva(A373DE-3) EF1A30
    Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?
    R:Vantagens: no caso brasileiro, a abertura foi ponto fundamental no combate à inflação e para a modernização da economia com a entrada de produtos importados, tais como, podemos contar com os produtos mais baratos e de melhor qualidade e essa oferta maior ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e mais qualidade. É o que vemos em vários setores, como eletrodomésticos, carros, roupas dentre outros.
    Desvantagens: A necessidade de modernização e de aumento da competitividade das empresas, produziu um efeito negativo, a desemprego. Com isso, o trabalhador perde o seu espaço, porque as empresas para ter menos custos, estão produzindo mais com menos gente, dependência tecnológica nos países periféricos em relação aos desenvolvidos.

    Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?
    R: No início teve um maior impacto, pois nesse período a economia brasileira passava por uma série de crises: déficit público elevado; escassez de financiamento para atividade produtiva e etc. Com isso, Brasil adotou idéias liberais, abrindo o seu mercado interno, criando maior liberdade para a entrada de mercadorias e de investimentos externos, derrubando assim, algumas barreiras protecionistas. A idéia era ter o capital estrangeiro como ajuda para retomar ao crescimento econômico e o governo, também, passou a incentivar por meio de incentivos fiscais e privatização das por meio de incentivos fiscais e privatização das empresas estatais, os investimentos externos no Brasil.

    Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?
    R: Como profissional de Educação Física, interfere no seguinte ponto: perdendo espaço no âmbito escolar que possui direitos historicamente conquistados de trabalho, os professores estão sendo lançados no meio não formal, onde se tem um trabalho precário sem direitos trabalhistas garantidos, podendo ter a possibilidade de ter uma autonomia pedagógica na escola.

    ResponderExcluir
  13. Nome:Adriana Rodrigues EF1B30
    Roxana Ef2B30
    A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.A globalização é um fenômeno capitalista e complexo que começou na era dos descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Mas o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revolução Tecnológica.Já em meio à Segunda Guerra Mundial surgiu, em 1941, um dos primeiros sintomas da globalização das comunicações: o pacote cultural-ideológico dos Estados Unidos incluía várias edições diárias de O Repórter Esso , uma síntese noticiosa de cinco minutos rigidamente cronometrados, a primeira de caráter global, transmitido em 14 países do continente americano por 59 estações de rádio, constituindo-se na mais ampla rede radiofônica mundial.[1]É tido como início da globalização moderna o fim da Segunda Guerra mundial, e a vontade de impedir que uma monstruosidade como ela ocorresse novamente no futuro, sendo que as nações vitoriosas da guerra e as devastadas potências do eixo chegaram a conclusão que era de suma importância para o futuro da humanidade a criação de mecanismos diplomáticos e comerciais para aproximar cada vez mais as nações uma das outras.

    ResponderExcluir
  14. Nome: Fábio Henrique RA: A7119A-0 Turma: EF1A30
    Nome: Gean Michel RA: ADB66A-0 Turma: EF1B30



    Globalização



    Globalização é o processo de transformação no mundo capitalista em relação à integração social, econômica, cultural e política. Desenvolveu-se a partir da época da Revolução Industrial.
    Em meio à Segunda Guerra Mundial surgiu uma vontade de impedir que acontecesse novamente no futuro. A partir daí, nasceu as Nações Unidas e então começou a surgir o conceito de bloco econômico.

    Fases da Globalização

    Na primeira fase da globalização (entre 1450 e 1850) ocorreu o expansionismo mercantilista em que se estrutura um sólido comércio triangular entre a Europa, África e América.
    A doutrina econômica da primeira fase foi o mercantilismo. Ele compreendia uma complexa legislação que recorria à medidas protecionistas e incentivos fiscais para promover a prosperidade geral.
    Na segunda fase, (entre 1850 e 1950) cada uma das potências européias rivalizava-se com as demais na luta pela hegemonia do mundo. Nesta fase será a grande burguesia industrial, e não mais os administradores das corporações mercantis quem liderará o processo.
    A globalização recente, assim chamada a última fase da globalização, é marcada por três grandes projetos de liderança da globalização que conflitaram entre si: o comunista, o da contra-revolução nazi-fascista e o projeto liberal-capitalista liderado pelos países anglo-saxãos.

    ResponderExcluir
  15. Nomes: Paulo Anderson Rocha Pinheiro RA: A58CJG-5
    Rodolfo de Oliveira Souto RA: A59CBE-6
    Turma: EF2A30

    1-Defina a Globalização?
    Não existe uma definição única e universalmente aceita para a globalização. Como acontece com todos os conceitos nucleares das ciências, seu sentido exato é contestável. O conceito de globalização denota muito mais do que a ampliação de relações e atividades sociais atravessando regiões e fronteiras. E que ele sugere uma magnitude ou intensidade crescente de fluxos globais, de tal monta que Estados e sociedades ficam cada vez mais enredados em sistemas mundiais e redes de interação. Em conseqüência disso, ocorrências e fenômenos distantes podem passar a ter sérios impactos internos, enquanto os acontecimentos locais podem gerar repercussões globais de peso. Em outras palavras, a globalização representa uma mudança significativa no alcance espacial da ação e da organização social, que passa para uma escala inter-regional ou intercontinental.
    2-Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização?
    A globalização é um fenômeno capitalista e complexo que começou na era dos descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Mas o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muito economistas analisam a globalização como resultada do pós Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revolução Tecnológica. Sua origem pode ser traçada do período mercantilista iniciado aproximadamente no século XV e durando até o século XVIII, com a queda dos custos de transporte marítimo, e aumento da complexidade das relações políticas europeias durante o período.
    3-Descreva as fases do processo de globalização?
    Primeira Fase. Há, como em quase tudo que diz respeito à história, grande controvérsia em estabelecer-se uma periodização para estes cinco séculos de integração econômica e cultural, que chamamos de globalização, iniciados pela descoberta de uma rota marítima para as Índias e pelas terras do Novo Mundo.
    Segunda fase. Os principais acontecimentos que marcam a transição da primeira fase da globalização para a segunda dão-se nos campos da técnica e da política. A partir do século 18, a Inglaterra industrializa-se aceleradamente e, depois dela, a França, a Bélgica, a Alemanha e a Itália. A máquina a vapor é introduzida nos transportes terrestres (estradas-de-ferro) e marítimos (barcos a vapor)
    A Globalização recente (pós-1989) Chegou desta forma a situação presente onde sobreviveu uma só superpotência mundial: os Estados Unidos. É a única que tem condições operacionais de realizar intervenções militares em qualquer canto do planeta
    4-Quais são os tipos de globalização? Descreva-os?
    Globalização da informação, da mídia, corporativa, econômica, cultural e da lingua.

    ResponderExcluir
  16. Nomes: Paulo Anderson Rocha Pinheiro RA: A58CJG-5
    Rodolfo de Oliveira Souto RA: A59CBE-6
    Turma: EF2A30

    5-Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?
    Desvantagens-A globalização é de fato responsável pelo aumento nos índices de concentração e de desigualdade na distribuição de renda, tanto entre como dentro dos países. Os altermundialistas vão mais além, acusando a globalização de provocar crises financeiras internacionais e, a partir daí, desemprego e miséria.
    Vantagens-A globalização foi ponto fundamental no combate à inflação e para a modernização da economia com a entrada de produtos importados, o consumidor foi beneficiado: podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade e essa oferta maior ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e mais qualidade. É o que vemos em vários setores, como eletrodomésticos, carros, roupas, cosméticos e em serviços, como lavanderias, locadoras de vídeo e restaurantes.

    6-Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?
    A instabilidade política, econômica e social intensificou a desigualdade e a pobreza no decorrer das últimas décadas, gerando um sentimento de insatisfação, ampliando os movimentos nacionalistas, populistas, que se aproveitam das angústias e do sofrimento dos milhões de desempregados. Portanto, ao tratarmos da questão econômica, não podemos deixar de vinculá-la à reorganização do nosso sistema econômico, do sistema educacional e a participação da sociedade no esforço permanente em busca do desenvolvimento do País.

    7-Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?
    A globalização tem aberto espaço para que este profissional possa, de maneira consciente e competente, solucionar problemas, formular hipóteses, e elaborar projetos, demonstrando que a sua atuação visa à melhoria dos processos instituídos na empresa. A adaptação aos novos contornos da sociedade é evidenciada pela defesa do convívio freqüente com riscos e desafios determinados pelo mercado. Na medida em que surgem novas e diferentes ocupações, exigem do indivíduo "qualificação tecnológica acima de tudo, bem como a reciclagem de conhecimentos e a diversidade de aptidões.

    ResponderExcluir
  17. 1- Defina Globalização. A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração ecomonica,social, cultural.politica, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do seculo XX, e início do seculoXXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global, que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados.
    2- Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização.
    A globalização é um fenômeno capitalista e complexo que começou na era dos descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Mas o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revolução Tecnológica. Sua origem pode ser traçada do período mercantilista iniciado aproximadamente no século XV e durando até o século XVIII, com a queda dos custos de transporte marítimo, e aumento da complexidade das relações políticas europeias durante o período.
    3-Descreva as fases do processo de globalização. Os principais acontecimentos que marcam a transição da primeira fase da globalização para a segunda dão-se nos campos da técnica e da política. A partir do século 18, a Inglaterra industrializa-se aceleradamente e, depois dela, a França, a Bélgica, a Alemanha e a Itália. A máquina à vapor é introduzida nos transportes terrestres (estradas-de-ferro) e marítimos (barcos à vapor).
    4- Quais são os tipos de globalização? descreva-os
    Tipos de Globalização Globalização da Informação – a livre circulação de informação ao redor do mundo. Globalização da Mídia - obtendo acesso a mercados globais através de corporações transnacionais de mídia e usando seu poder para promover e selecionar notícias e comentários que refletem os interesses econômicos da corporação (e respectivos interesses das empresas multinacionais). Globalização Corporativa - obtendo acesso a mercados globais por corporações transnacionais e utilizando os seus poderes e recursos para prosseguir interesses corporativos deliberadamente ou incidentalmente, em detrimento dos interesses da sociedade.
    5- Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?Vantagens: No caso brasileiro, a abertura foi ponto fundamental no combate à inflação e para a modernização da economia com a entrada de produtos importados, o consumidor foi beneficiado: podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade e essa oferta maior ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e maiores.. Desvantagens: Mas a necessidade de modernização e de aumento da competitividade das empresas, produziu um efeito muito negativo, que foi o desemprego. Para reduzir custos e poder baixar os preços, as empresas tiveram de aprender a produzir mais com menos gente. Incorporavam novas tecnologias e máquinas..
    6- Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?O multiculturalismo no ensino da arte tem chegado ao Brasil por muitos caminhos, vindo de preocupações e discussões que se iniciaram nos Estados Unidos e na Europa, a partir dos problemas sociais que se acumulam naquelas sociedades. No Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais consagram a questão ao propor o Pluralismo Cultural como um dos Temas Transversais a serem trabalhados nos currículos escolares da Educação Básica.
    7- Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?O planejamento, organização e execução de programas de aprendizagem e treinamento da modalidade basquetebol. Fatores que interferem no rendimento técnico e tático. A preparação psicológica frente aos treinamentos e a competição. Habilidades individuais. Aperfeiçoamento das técnicas individuais e coletivas. Sistemas e esquemas da modalidade. Métodos e processos de treinamentos.
    Alunos; Edinaldo /Raimunda Lucélia Ra;a65bcc3 Turma;EF1B30

    ResponderExcluir
  18. Alunas: Frankesliny Barbosa A61DBE-3
    Juliana Alves A61FFE-5
    Turma: EF2E30

    1.Defina Globalização.
    Processo de integração de mercados domésticos, no processo de formação de um mercado mundial integrado. Acelera e padroniza os meios técnicos, a instantaneidade da informação e da comunicação e a mundialização da economia, e que promove a reorganização e reestruturação dos espaços nacionais e regionais, em escala mundial, a partir do controle e regulamentação dos centros hegemônicos.

    2. Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização.
    - decadência dos modelos alternativos ao capitalismo;
    - enfraquecimento dos estados nacionais e da identidade nacional;
    - formação de organismos internacionais para administração econômica, social e política (ONU. FMI, BIRD)
    - informática revoluciona a produção de bens e a divisão internacional do trabalho com o advento da comunicação em massa;
    - fase planetária do capitalismo com a hegemonia do EUA
    Alguns autores acreditam que a globalização começou a partir das Grandes Navegações européias e que isso permitiu aos homens ter, pela primeira vez, a imagem geográfica do planeta. Outros dizem que é uma consequência natural do desenvolvimento do capitalismo que nasceu nas entranhas do feudalismo nas cidades medievais e se expandiu, progressivamente, constituindo mercados e Estado nacionais. Mas Strazzacappa e Montanari afirmam que “a globalização se iniciou a partir do instante em que alguns homens primitivos de uma aldeia qualquer tiveram a iniciativa de entrar em contato com a aldeia vizinha” ... Com base nesse raciocínio, podemos estabelecer o início da globalização onde quisermos.

    3.Descreva as fases do processo de globalização.
    primeira fase da globalização, caracterizada pela expansão mercantilista (de 1450 a 1850) da economia-mundo européia.
    segunda fase vai de 1850 a 1950 caracterizada pelo expansionismo industrial-imperialista e colonialista.
    E a globalização propriamente dita, ou globalização recente, acelerada a partir do colapso da URSS e a queda do muro de Berlim, de 1989 até o presente.

    ResponderExcluir
  19. Continuação

    Alunas: Frankesliny Barbosa A61DBE-3
    Juliana Alves A61FFE-5
    Turma: EF2E30


    4.Quais são os tipos de globalização? descreva-os.
    - globalização comercial: é a integração dos mercados nacionais através do comércio
    internacional.
    - globalização financeira: integração dos mercados financeiros nacionais em um grande mercado financeiro internacional.
    - globalização produtiva: o processo de integração das estruturas produtivas domésticas, em uma estrutura produtiva internacional.

    5.Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?
    A vantagem é q ela gera empregos, investimentos externos, tras tecnologias, melhora a relação do país com os outros países, ajuda o país a participar das trocas comerciais internacionais.
    A desvantagem é q ao mesmo tempo q ela gera emprego, causa também desemprego, porque tecnologias de máquinas substituem o homem, desvalorizam a cultura nacional, fazem com que as multinacionais se instalem em outros países pobres, explorando a matéria prima abundantemente e pagando mão de obra barata; ocorre também o processo de aculturação.

    6.Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?
    O Brasil agiu de forma submissa, aceitando as ordens e os efeitos são calamitosos. Na cultura, por exemplo, grande parte da população já está persuadida de que não vale mais a pena lutar contra este "fenômeno irreversível". Consideram-se colonizados de novo.

    7.Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?
    A interferência da globalização na atuação do profissional de educação física pode ser analisada positiva e negativamente. Positivamente podemos analisar os benefícios que a instantaneidade da informação e da comunicação podem chegar a diferentes setores e países trazendo consigo informações, pesquisas,descobertas que valorizem as pessoas como um ser total, bem como novos modos de atuar para preservar, recuperar e manter a saúde e o bem estar físico, mental, social do ponto de vista ético. Negativamente, essa onda de informações, tendências, modismos, supervalorização de culturas, carregam consigo, o estereotipo de vida saudável através do que se usa, consome, status, desviando o profissional da ação de agente de formação social para agente de reforço ao atual modelo de corpo e corporeidade ditado pela mídia, ficando no estado de alienação ou passividade diante de um sistema que, muitas vezes, o encara como elemento de consumo.

    ResponderExcluir
  20. aluna: Juciara Maciel de Oliveira
    Tiago Costa Oliveira
    RA: A68ibj-4
    A68BEI-3
    Turma: EF1B30

    O que globalização?
    E o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre.

    Desenvolvimento da globalização.
    Tendo uma visão apenas da Globalização econômica a História, vamos encontrá-la já muito antes do Império Romano. A Globalização aparece na constituição do Império Chinês; na civilização egípcia, que manteve o domínio de todo o continente africano; Na Grécia, que apesar das cidades-estado, que mesmo independentes viam uma globalização da economia. O que os Romanos fizeram foi jurisdicizar a Globalização da economia. Os gregos descobriram o direito. Mas é em Roma que o direito surge como instrumento de poder, pois só assim os romanos poderiam organizar e controlar o Estado. Além disso, com a expansão territorial, os romanos se vêem obrigados a construir uma rede de estrada, que possibilitou a comercialização e a comunicação entre os diversos povos.

    fases do processo de globalização:
    Expansionismo mercantilista, Industrial-imperialista-colonialista, Cibernética-tecnológica-associativa.

    Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?
    Publicada em 2008-04-24 14:09:14
    Vantagens: Gera tarefa,Facilidades em conseguir informações, Surgi novas tecnologias, Facilita a vida e a convívio entre os países.
    Desvantagnes:Desvalorização de culturas, Exploração de mão de obra barata, culpa drásticos impactos ambientais, Os países desenvolvidos explorão os sub-desenvolvidos.

    Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?
    O Brasil vem se relacionando muito bem com o mundo globalizado, se integrando cada vez mais no no mercado, mundial e tendo importancia cada vez maior na economia mundia, alem de desenvolver varios aspectos como a tecnologia e o capital interno.

    Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?
    Interfere atualizando sempre em novos equipamentos, modo de treinamentos diferente, novas tecnogias nos esportes,novos metodos de aulas nas escolas, e mais interação no esporte como um todo.

    ResponderExcluir
  21. Aluna:Daiane Vieira corrêa -a83bg0-EFA30

    * A globalização consiste em um complexo de "processos e forças de mudança, atuantes numa escala global que atravessam fronteiras nacionais, integrando e conectando comunidades e organizações em novas combinações de espaço-tempo, tornando o mundo, em realidade e experiência, mais interconectado" (HALL, 2000, p. 67). Isto tem ocorrido por meio da troca de informações e notícias, que ao mesmo tempo são recebidas a milhares de quilômetros, provocando mudanças nas sociedades contemporâneas. Essas mudanças acabam por influenciar no vestuário, linguagem, músicas, alimentação, comércio, comportamento das pessoas, e o mais importante, na identificação das mesmas com seu país e com a sua cultura. A cultura dessa forma pode ser expressa como um "conjunto de práticas significantes" (CANEN e MOREIRA, 1999, p.03), nas quais tais significados são produzidos e compartilhados por membros de um mesmo grupo. No que tange as atividades físicas e esportivas que são tipicamente brasileiras, que tiveram sua origem no país, destacam-se em sua maioria, as que no processo histórico tiveram caminhos inversos ao das culturas dominantes. Estas atividades, hoje em dia fazem parte do acervo cultural do país, e da sua identidade nacional, entre elas pode-se citar: a peteca, a capoeira, o futebol de salão, o frescobol, o tamboreú, entre outros. Dentre as atividades citadas, a capoeira tem seu papel de destaque no contexto cultural, pelo seu envolvimento no processo sócio-histórico da nação. Historicamente, encontra-se na capoeira uma estreita relação com a luta pela liberdade dos negros foragidos, na qual os mesmos a praticavam como forma de expressão corporal e em outros momentos como uma forma de representação de identidades culturais oprimidas. ARAÚJO (1997, pág 261), em sua argumentação sob o tema aludido, entende que "houve uma mudança na forma de caracterizar a luta/jogo capoeira a partir da década de 1840 até à década de 1930, em favor de uma política de construção de uma cultura corporal genuinamente nacional", visto que nesse período a mesma passou a não ser mais considerada como fruto das camadas menos favorecidas, negras, escravas ou africanas, gerada nos meios marginais da sociedade colonial ou imperial, e sim mestiça, livre e brasileira
    *Vantagens: Gera emprego
    Facilidades em conseguir informações
    Surgi novas tecnologias
    Facilita a vida e a convivência entre os países

    Desvantagnes: Desvalorização de culturas
    Exploração de mão de obra barata
    Causa drásticos impactos ambientais
    Os países desenvolvidos explorão os sub-desenvolvidos
    *As transformações ocorridas nos últimos anos demonstram que o mundo tornou-se pequeno para as relações humanas. Atualmente a técnica é apresentada como um meio que estabelece a expansão das nações. Todo esse processo de alteração em curtos intervalos de tempo possui grandes e graves conseqüências que ainda não são possíveis de serem medidas. O sistema capitalista tem se expandido por todos os cantos do planeta e gerando novas formas de relações entre as nações, onde o Estado tem perdido a importância frente a muitas questões financeiras. A divisão de classe é acentuada por esse método, contribuindo também para prejudicar o meio natural.
    *globalização e qualidade de vida são palavras relativamente novas em nossos dicionários,entao qualidade de vida e necessario ter uma atividade fisica porém representam fenômenos e paradigmas que deveriam ser entendidos e amplamente discutidos não só nos meios acadêmicos, políticos e empresariais, mas por toda a população, pois representam processos e construtos ideológicos que, direta ou indiretamente, afetam dramaticamente o nosso modo de vida e as perspectivas de bem-estar, não só de nossa, mas também das futuras gerações.

    ResponderExcluir
  22. Trabalho
    Disc. Ciências Sociais
    Aluna: Ericka Schroer
    RA: A598HG-7

    1) Defina Globalização:

    A globalização é um processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política e espacial, com barateamento dos meios de transporte e comunicação, entre os países, datado do final do século XX. Basicamente é um processo de integração das economias e mercados nacionais. No entanto, ela compreende mais do que o fluxo monetário e de mercadoria; implica a interdependência dos países e das pessoas, além da uniformização de padrões e está ocorrendo em todo o mundo, também no espaço social e cultural. Isso ocorre devido à intensa revolução nas tecnologias de informação (telefones, computadores e televisão). Esse fenômeno é observado na necessidade de formar uma Aldeia Global que permita maiores ganhos para os mercados internos já saturados, levando a uma nova fase de desenvolvimento do capitalismo.

    2) Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização.


    Com a Revolução Industrial e a liberação do Capitalismo para suas plenas possibilidades de expansão, a globalização deu um salto qualitativo e significativo.

    A ampliação dos espaços de lucro conduziu à globalização. O mundo passou a ser visto como uma referência para obtenção de mercados, locais de investimento e fontes de matérias-primas. Num primeiro momento, a globalização foi também o espaço para o exercício de rivalidades intercapitalistas e resultou-se em duas guerras mundiais. Ao longo do século XX, a globalização do capital foi conduzindo à globalização da informação e dos padrões culturais e de consumo. Isso deveu-se não apenas ao progresso tecnológico, mas - e, sobretudo - ao imperativo dos negócios. A tremenda crise de 29 teve tamanha amplitude justamente por ser resultado de um mundo globalizado, ou seja, ocidentalizado, face à expansão do Capitalismo. Ao entrarmos nos anos 80/90, o Capitalismo, ingressou na etapa de sua total euforia triunfalista, sob o rótulo de Neo-Liberalismo. Tais são os nossos tempos de palavras perfumadas: reengenharia, privatização, economia de mercado, modernidade e - metáfora do imperialismo - globalização.

    ResponderExcluir
  23. 3) Descreva as fases do processo de globalização.



    Primeira Fase da Globalização
    Nessa primeira fase da globalização, o mundo ocidental caracterizava-se pelo sistema econômico mercantilista e dentro desse sistema, as Colônias só podiam comercializar com suas Metrópoles. Devido a essa característica e as outras já enunciadas, a indústria, o comércio e os serviços pouco se desenvolveram nesse período nas Colônias. O que se criou foi uma pequena aristocracia rural.
    Um fato relevante nesse período foi à situação do Brasil no mesmo. O nosso país foi Colônia de Portugal por mais de 350 anos e durante esse período ficou sujeito a esse sistema de exploração. Claro que à medida que os anos passavam, crescia o sentimento de identidade nacional e o Brasil tornou-se muito maior que a sua Metrópole que ia fazendo concessões (afrouxamentos) nesse sistema para continuar garantindo a legitimidade do seu poder sobre nossa nação.

    Segunda Fase da Globalização
    Os principais acontecimentos que marcam a transição da primeira fase para a segunda dão-se nos campos da técnica e da política. A partir do século 18, a Inglaterra industrializa-se aceleradamente e, depois, a França, a Bélgica, a Alemanha e a Itália. A máquina a vapor é introduzida nos transportes terrestres e marítimos. Conseqüentemente esta nova época será regida pelos interesses da indústria e das finanças, e não mais das motivações dinásticas-mercantis. Será a grande burguesia industrial e bancária, e não mais os administradores das corporações mercantis e os funcionários reais quem liderará o processo.
    A escravidão que havia sido o grande esteio da primeira globalização, tornou-se um impedimento ao progresso do consumo e, somada à crescente indignação que ela provoca, termina por ser abolida, primeiro em 1789 e definitivamente em 1848 (no Brasil em 1888).

    No Brasil, o período é caracterizado por profundas mudanças num país recém independente (7 de setembro de 1822), que levaram o país a um alinhamento com os demais países do mundo. Sendo assim, foi decretado o fim da escravidão (Lei Áurea, 13 de maio de 1888) e o fim da monarquia (proclamação da República, 15 de novembro de 1889). O Brasil tornou-se forte aliado dos EUA (fato devido principalmente à Primeira Guerra Mundial), o que garantia a manutenção da nossa falsa democracia onde prevalecia à política do café-com-leite. Entretanto, o país abalado pela crise de 29 (quebra da bolsa de NY), o que provocou a insatisfação da burguesia e da classe média da época e, pela ruptura do acordo político entre paulistas e mineiros, criou-se um ambiente propício para a revolução de 30 levando Getúlio Vargas ao poder.

    Terceira fase da Globalização
    É caracterizada pela Guerra Fria, onde o mundo se divide em dois grandes blocos com ideologia diferentes: capitalismo x comunismo.

    Globalização Recente
    No decorrer do século 20 três grandes projetos de liderança da globalização conflitaram-se entre si: o comunista; o da contra-revolução nazi-fascista e o projeto liberal-capitalista.

    ResponderExcluir
  24. 4) Quais são os tipos de globalização? descreva-os.

    Interacção Global e o Sistema Global. Pode-se combinar os dois tipos de globalização, com o conceito de capacidade de Sen. Para Sen, “ o que importa, acima de tudo, é a igualdade de capacidade, definida como a capacidade de cumprir funções”, os valores e as normas devem ser encarados como um sistema social, em que a capacidade se refere a executar o que alguém valoriza. Um dos princípios da globalização já advém há quase 2 mil anos, através da primeira expansão das religiões mundiais ( hinduísmo, budismo, cristianismo e islamismo). A partir do século XX começou a surgir três poderosas ideologias, nomeadamente o nacionalismo, o socialismo e o neoliberalismo económico, ideologia esta que tentava promover a desigualdade com base em pequenos “ incentivos”. No que se refere ás formas simbólicas, existe uma igualização cultural, nomeadamente a nível da comunicação, estilos, gostos, música e vestuário, formas estas que são universais. Por outro lado, é importante referir que existem quatro mecanismos que são usados como forças de desigualização, tais como: esforço produtivo, em que os indivíduos mais produtivos obtêm recompensas mais elevadas; as estruturas de oportunidades em que se defende que quanto mais amplas são as oportunidades, os indivíduos mais bem – sucedidos irão ser mais fortemente recompensados; o domínio da política baseia-se em medidas e instituições que são essencialmente sustentadas pelo poder estatal. Como quarto e ultimo mecanismo temos o sociocultural que acenta na comunicação, conhecimento e persuasão . No entanto estes mecanismos encontram-se desajustados com a globalização, isto porque, a globalização gera efeitos sobre estes mecanismos mas por outro lado, estes mecanismos permitem criar estruturas de oportunidades mais expansivas. A importância do desenvolvimento tecnológico faz com que a produtividade fique cada vez menos dependente dos factores ambientais; crie estruturas de oportunidade e aparecimento de novas tecnologias de comunicação

    5) Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?
    O processo de globalização pode ser visto sobre dois aspectos: o positivo, no qual compreende todas as inovações benéficas à população humana, tais como a facilidade de acesso a informação, a melhoria dos meios de transporte, o barateamento dos produtos e serviços, o rápido desenvolvimento tecnológico, científico e medicinal da humanidade; e o negativo, o qual seria todo esta falta de preocupação com o futuro da nossa terra (estamos matando o nosso planeta), o aumento do desemprego, das desigualdades sociais e as guerras provocadas pela busca riquezas naturais como o petróleo.

    ResponderExcluir
  25. 6) Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?

    No Brasil, a mutação cultural de hoje, determinada pela reestruturação produtiva, sobretudo industrial, decorrente da inserção da economia no mercado mundializado veio somar-se a duas outras transformações, ambas inconclusas. A primeira, mais do que secular, resultou da abolição do trabalho escravo sem um projeto de inserção dos libertos na economia e na sociedade. A segunda, a formalização do emprego mediante contrato de trabalho, avançou muito no meio urbano desde a década de 1930. Recentemente, porém, parece ter perdido momento por força do desemprego estrutural que, desde o início da presente década, vem sendo provocado pela modernização, e do desemprego conjuntural associado a baixos níveis de crescimento.

    7) Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?
    Como já visto neste trabalho, a globalização nos trouxe muitos benefícios. Para a educação física que trabalhamos com os bons hábitos e prevenção de doenças por meio da atividade física. Assim podemos nos beneficiar de equipamentos ultra modernos, tecnologias que nos ajudam a lhe dar melhor com a saúde das pessoas. Ex: Antigamente não tínha-mos muitas opções para praticar atividades físicas, desportos, etc.... Hoje contamos com academia maravilhosas, academias entre as quadras com equipamentos simples fornecidos pelo governo, parques bons,etc...

    ResponderExcluir
  26. Alunos: Laís de Mattos Guerreiro RA: A70FBH-0
    Andréa Larissa Machado RA: A67850-6
    01) A globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado. A intensificação da globalização aconteceu na década de 70, e ganha grande velocidade na década de 80. Um dos motivos para essa aceleração é o desenvolvimento de novas tecnologias.
    02) A globalização é um fenômeno capitalista e complexo que começou na era dos descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Mas o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revolução Tecnológica.
    03) 1ª fase da globalização: Nesta primeira fase estrutura-se um sólido comércio triangular entre a Europa, África e América (. A imensa expansão deste mercado favorece os artesãos e os industriais emergentes da Europa que passam a contar com consumidores num raio bem mais vasto do que aquele abrigado nas suas cidades, enquanto que a importação de produtos coloniais faz ampliar as relações inter-européias. 2ª fase da globalização: Os principais acontecimentos que marcam a transição da primeira fase da globalização para a segunda dão-se nos campos da técnica e da política. A partir do século 18, a Inglaterra industrializa-se aceleradamente e, depois dela, a França, a Bélgica, a Alemanha e a Itália. A máquina à vapor é introduzida nos transportes terrestres e marítimos. Conseqüentemente esta nova época será regida pelos interesses da indústria e das finanças, sua associada e, por vezes amplamente dominante, e não mais das motivações dinásticas-mercantís. Será a grande burguesia industrial e bancária, e não mais os administradores das corporações mercantis e os funcionários reais quem liderará o processo.
    04) Existem dois tipos de globalização: - Interação Global e o Sistema Global. Ou seja, a globalização pode se referir a indivíduos gerados e enraizados na globalidade, ou pode se referir a estados, corporações e organizações. Pode-se combinar os dois tipos de globalização, com o conceito de capacidade de Sen. Para Sen, “ o que importa, acima de tudo, é a igualdade de capacidade, definida como a capacidade de cumprir funções”, os valores e as normas devem ser encarados como um sistema social, em que a capacidade se refere a executar o que alguém valoriza.
    05) Vantagem:facilidade de ter produtos importados nos países, com um preço mais baixo; desvantagem: Mas a necessidade de modernização e de aumento da competitividade das empresas produziu um efeito muito negativo, que foi o desemprego. Para reduzir custos e poder baixar os preços, as empresas tiveram de aprender a produzir mais com menos gente. Incorporavam novas tecnologias e máquinas.
    06) No caso brasileiro, a abertura foi ponto fundamental no combate à inflação e para a modernização da economia com a entrada de produtos importados, o consumidor foi beneficiado: podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade e essa oferta maior ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e mais qualidade. É o que vemos em vários setores, como eletrodomésticos, carros, roupas, cosméticos e em serviços, como lavanderias, locadoras de vídeo e restaurantes. A opção de escolha que temos hoje é muito maior.
    07) Ao nosso ver, a globalização teve uma influencia negativa para os profissionais de educação física, pois com a chegada dos fast foods, refrigerantes e aparelhos eletrônicos, as pessoas passaram a ficar mais sedentárias, pois tudo fica de uma maneira mais fácil para o acesso. Mas também tem seu lado positivo, pois aparelhos importados nos ajudam em algumas aulas, e as fazem ficar mais interessantes.

    ResponderExcluir
  27. Respostas:
    Diego Pimentel RA:A615393
    Kenya Teixeira RA: A5509f7

    1)Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização:

    O surgimento e instalação na Europa, emergência da burguesia e colonização. Industrialização, economia de produção ampliada e com forte dependência da
    tecnologia, formação dos impérios, solidificação do capitalismo.Globalização como uma época histórica: a característica principal do ciclo histórico em
    que entramos, depois da queda do muro de Berlim (1989) e do desaparecimento da União
    Soviética(1991).


    2)Descreva as fases do processo de globalização

    São quatro linhas básicas de interpretação do fenômeno:

    - globalização como uma época histórica: a característica principal do ciclo histórico em
    que entramos, depois da queda do muro de Berlim (1989) e do desaparecimento da União
    Soviética(1991).
    - globalização como um fenômeno sociológico de compressão do espaço e tempo: A
    liberdade do capital em mover-se por todo o mundo
    - globalização como hegemonia dos valores liberais: legitimação da nova ordem
    internacional e a universalização dos valores de democracia liberal e ordem econômica
    baseada em princípios de economia de mercado, cujo exemplo ideal seria o
    modelo norte-americano;
    - globalização como fenômeno socio-econômico: a interação de três processos distintos
    - a expansão extraordinária dos fluxos internacionais de bens, serviços e capitais; o
    acirramento da concorrência nos mercados internacionais; e a maior integração entre os
    sistemas econômicos nacionais..


    3)Quais são os tipos de globalização? descreva-os.

    - globalização comercial: é a integração dos mercados nacionais através do comércio
    internacional.
    - globalização financeira: integração dos mercados financeiros nacionais em um grande
    mercado financeiro internacional.
    - globalização produtiva: o processo de integração das estruturas produtivas domésticas,

    em uma estrutura produtiva internacional.

    ResponderExcluir
  28. Aluno: Daniel Guedes Damaceno
    RA: A631410
    Turma: EF2B30

    Perguntas e Respostas sobre a Globalização:

    1-Defina Globalização.
    é a integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação. Devido aos mercados internos já estarem saturados houve a necessidade de expandir o mercado, fazer negócios com os países centrais.
    2- Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização.
    A globalização é um fenômeno capitalista que começou na era dos descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Sua origem pode ser traçada do período mercantilista. Com a queda dos custos de transporte marítimo, e aumento da complexidade das relações políticas europeias durante o período. Este período viu grande aumento no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes, particularmente nas novas colônias europeias.A necessidade de expandir seus mercados levou as nações a aos poucos começarem a se abrir para produtos de outros países, marcando o crescimento da ideologia econômica do liberalismo.

    3- Descreva as fases do processo de globalização.
    Temos:
    - a decadência dos modelos alternativos ao capitalismo;
    - enfraquecimento dos estados nacionais e da identidade nacional;
    - formação de organismos internacionais para administração econômica, social e política (ONU. FMI, BIRD);
    - informática revoluciona a produção de bens e a divisão internacional do trabalho com o advento da comunicação em massa;
    - fase planetária do capitalismo com a hegemonia do EUA.

    4- Quais são os tipos de globalização? descreva-os.
    Globalização Comercial que é a integração dos mercados nacionais através do comercio internacional. A globalização financeira é a integração dos mercados financeiros nacionais em um grande mercado internacional. E a globalização produtiva que é o processo de integração das estruturas produtivas domésticas em uma estrutura produtiva internacional.

    5- Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?
    Com a globalização pode-se citar as vantagens de uma maior competitividade; o aparecimento de novas tecnologias; abertura de novos mercados; modernização de novas técnicas de produção, de redução de custos, conseqüentemente, os preços; e integração do Sistema Financeiro. As desvantagens são: a dependência tecnológica; o desemprego; concorrência desequilibrada; e a integração do sistema financeiro, também provoca crise em todos os países que fazem parte desta globalização (exemplo, é a atual crise financeira que estamos passando. Ou seja, atingiu um país, contamina-se todos os outros que estão ligados econômica e financeiramente).

    6- Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?
    Com a globalização o Brasil fortaleceu o seu comércio com o restante do mundo, principalmente com o fortalecimento do mercado latino através da criação do MERCOSUL. O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas, tem grande expressão na exportação de carnes, laticínios e frutas, benefícios que a globalização trouxe, havendo facilidade em se relacionar com o mercado externo. Além de melhorar o mercado cambial.

    7- Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?
    Interfere no consumo inadequado de produtos como anabolizantes na busca de um corpo escultural, fatores de padrão de beleza imposto pela mídia e que consequentemente afeta a saúde do indivíduo e também na questão de vestimentas da moda que uma empresa publica determinado produto dizendo-o que é o mais adequado para a prática de algum esporte.

    ResponderExcluir
  29. Globalização


    1-defina o que é globalização.

    É a interligação do mundo. No século XX, surgiram novas tecnologias, como a internet que permite a troca rápida de informações entre pessoas de todas as partes do planeta. O que acontece na globalização é a invasão de mercadorias, serviços, tecnologias, pessoas, etc., de várias partes do mundo em diversos lugares e vise e versa.

    2-Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização

    Esse processo atual de globalização nada mais é do que a mais recente fase da expansão capitalista. Tal expansão visa aumentar os mercados e, portanto, os lucros, que é o que de fato move os capitais, produtivos ou especulativos, na arena do mercado.

    3-descreva as fases do processo de globalização.

    globalização comercial: é a integração dos mercados nacionais através do comércio
    internacional.
    - globalização financeira: integração dos mercados financeiros nacionais em um grande
    mercado financeiro internacional.
    - globalização produtiva: o processo de integração das estruturas produtivas domésticas,

    4-Quais são os tipos de globalização? descreva-os

    telefones fixos, fax e celulares que facilitam as comunicações entre empresas facilitando a importação e exportação, empresas e consumidores, as direções são tomadas em um país e repassadas minutos depois, e posteriormente surgiu a internet, mais rápida e mais eficiente, facilitando os fluxos de capitais e investimentos, por fim, os satélites melhoraram a difusão de informações através dos veículos de comunicação em massa, como televisão e rádio



    5-Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?

    efeito negativo: A necessidade de modernização e de aumento da competitividade das empresas produziu um efeito muito negativo, que foi o desemprego. Para reduzir custos e poder baixar os preços, as empresas tiveram de aprender a produzir mais com menos gente. Incorporavam novas tecnologias e máquinas.
    efeito positivo: modernização da economia, o consumidor foi beneficiado. geração de empregos e melhoria da relação entre os países.

    6- Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?
    No caso brasileiro, a abertura foi ponto fundamental no combate à inflação e para a modernização da economia com a entrada de produtos importados, o consumidor foi beneficiado: podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade e essa oferta maior ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e mais qualidade. É o que vemos em vários setores, como eletrodomésticos, carros, roupas, cosméticos e em serviços, como lavanderias, locadoras de vídeo e restaurantes, A opção de escolha que temos hoje é muito maior.

    7- Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?

    Com a globalização, o mercado para o profissional de educação física aumentou bastante, nos últimos anos o número de academias cresceu, escolas estão solicitando cada dia melhores professos de educação física.






    Jhonatham de Almeida
    Raphael Dias

    EF1A30

    ResponderExcluir
  30. Globalização


    1-defina o que é globalização.

    É a interligação do mundo. No século XX, surgiram novas tecnologias, como a internet que permite a troca rápida de informações entre pessoas de todas as partes do planeta. O que acontece na globalização é a invasão de mercadorias, serviços, tecnologias, pessoas, etc., de várias partes do mundo em diversos lugares e vise e versa.

    2-Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização

    Esse processo atual de globalização nada mais é do que a mais recente fase da expansão capitalista. Tal expansão visa aumentar os mercados e, portanto, os lucros, que é o que de fato move os capitais, produtivos ou especulativos, na arena do mercado.

    3-descreva as fases do processo de globalização.

    globalização comercial: é a integração dos mercados nacionais através do comércio
    internacional.
    - globalização financeira: integração dos mercados financeiros nacionais em um grande
    mercado financeiro internacional.
    - globalização produtiva: o processo de integração das estruturas produtivas domésticas,

    4-Quais são os tipos de globalização? descreva-os

    telefones fixos, fax e celulares que facilitam as comunicações entre empresas facilitando a importação e exportação, empresas e consumidores, as direções são tomadas em um país e repassadas minutos depois, e posteriormente surgiu a internet, mais rápida e mais eficiente, facilitando os fluxos de capitais e investimentos, por fim, os satélites melhoraram a difusão de informações através dos veículos de comunicação em massa, como televisão e rádio



    5-Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?

    efeito negativo: A necessidade de modernização e de aumento da competitividade das empresas produziu um efeito muito negativo, que foi o desemprego. Para reduzir custos e poder baixar os preços, as empresas tiveram de aprender a produzir mais com menos gente. Incorporavam novas tecnologias e máquinas.
    efeito positivo: modernização da economia, o consumidor foi beneficiado. geração de empregos e melhoria da relação entre os países.

    6- Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?
    No caso brasileiro, a abertura foi ponto fundamental no combate à inflação e para a modernização da economia com a entrada de produtos importados, o consumidor foi beneficiado: podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade e essa oferta maior ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e mais qualidade. É o que vemos em vários setores, como eletrodomésticos, carros, roupas, cosméticos e em serviços, como lavanderias, locadoras de vídeo e restaurantes, A opção de escolha que temos hoje é muito maior.

    7- Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?

    Com a globalização, o mercado para o profissional de educação física aumentou bastante, nos últimos anos o número de academias cresceu, escolas estão solicitando cada dia melhores professos de educação física.






    Paulo Robson Fortunato

    EF1A30

    ResponderExcluir
  31. Lucas Sampaio de Menezes R.A: A66CBC-8
    Letícia Porto Arantes R.A: A71021-2

    Defina globalização: È um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países.

    Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização: A globalização È um fenômeno capitalista e complexo que começou na época dos descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial, mas o seu conteúdo passou despercebidos por muito tempo e hoje muitos economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revolução tecnológica.

    Descreva as fases do processo de globalização:

    Expansionismo mercantilista

    É a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. Como já dissemos o governo absolutista interferia muito na economia dos países.O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acumulo de riquezas.Quanto maior a quantidade de riquezas dentro do reino, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional.
    As principais características do sistema econômico mercantilista são: metalismo, industrialização, protecionismo alfandegário, pacto colonial e balança comercial favorável.

    Industrial-imperialista-colonialista

    Os principais acontecimentos que marcam a transição da primeira fase para a segunda dão se nos campos da técnica e da política. A partir do século 18, a Inglaterra industrializa-se aceleradamente e, depois, a França, a Bélgica, a Alemanha e a Itália. A maquina a vapor é introduzido nos meios terrestres e marítimos. Consequentemente esta nova época será regida pelos interesses da indústria e das finanças e não mais das motivações dinásticos mercantis.

    Globalização recente

    O capitalismo financeiro prevalece onde integra o mundo atualmente auxiliado por inovações tecnológicas como computador, celular e entre outros que diminuem a distância cultura e cronológica entre as pessoas.

    Quais são os tipos de globalização? Descreva-os. Os tipos de globalização que predominaram no inicio do século passado eram o comunismo e o capitalismo representado pelas duas superpotências. Com a derrota do comunismo sobrou somente o capitalismo que se divide em capitalismo financeiro e de produção atualmente.


    Quais são as vantagens e desvantagens da globalização? As vantagens da globalização é que ela gera empregos, investimentos externos, traz tecnologias melhora a relação dos países entre si, ajuda o país a participar das trocas comerciais internacionais, traz cultura de outros lugare1.
    As desvantagens da globalização é que ao mesmo tempo em que ela gera emprego também causa desemprego em economias menos competitivas, substitui o homem pela máquina, desvaloriza a cultura nacional e entre outros.



    Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?No caso brasileiro, a abertura foi ponto fundamental no combate à inflação e para a modernização da economia com a entrada de produtos importados, o consumidor foi beneficiado: podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade e essa oferta maior ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e mais qualidade. É o que vemos em vários setores, como eletrodomésticos, carros, roupas, cosméticos e em serviços, como lavanderias, locadoras de vídeo e restaurantes. A opção de escolha que temos hoje é muito maior.

    Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?O profissional de educação física se organiza no sistema capitalista através do esporte que assumiu na sociedade capitalista um caráter interesseiro na busca do rendimento financeiro entre outros aspectos, no consumo de roupas esportivas, na criação de complexos multinacionais esportivos, na exploração da imagem televisiva e academias.
    Na sociedade capitalista o profissional de educação física vende saúde.

    ResponderExcluir
  32. Eliane Moraes – A47IGG-1
    Fábio Cabral – A58GIE-7
    Turma: EF2A30/EF2B30

    1- Defina Globalização.
    A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países.
    2- Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização.
    O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo, e principalmente os países desenvolvidos; de modo que os mesmos pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno se encontrava saturado.
    O processo do desenvolvimento da globalização pode ser definido em três processos, que estão interligados entre si:

    3- Descreva as fases do processo de globalização.

    As fases da globalização podem ser descritas da seguinte maneira:
    - decadência dos modelos alternativos ao capitalismo;
    - enfraquecimento dos estados nacionais e da identidade nacional;
    - formação de organismos internacionais para administração econômica, social e política (ONU. FMI, BIRD)
    - informática revoluciona a produção de bens e a divisão internacional do trabalho com o advento da comunicação em massa;
    - fase planetária do capitalismo com a hegemonia do EUA

    4 - Quais são os tipos de globalização? Descreva-os.
    A globalização passou por três grandes fases, que estão ligados entre si:

    • Globalização comercial – integração dos mercados nacionais com o comércio internacional;
    • Globalização financeira – integração dos mercados financeiros nacionais em um grande mercado financeiro internacional;
    • Globalização produtiva – o processo de integração das estruturas produtivas domésticas, em uma estrutura produtiva internacional.

    ResponderExcluir
  33. 5 - Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?
    VANTAGENS: A globalização surge como condição subjetiva fundamental das transformações estruturais em direção a um mundo solidário, pacífico e de cooperação dos povos para superar os antagonismos e conflitos decorrentes da competição entre economias nacionais.
    *Tecnologia mais avançada.
    *Melhor comunicação
    *Novas tecnologias

    DESVANTAGENS: Quando se fala em globalização, tende-se a destacar os aspectos da produção de riquezas e do consumo. Isso é apenas o primeiro resultado da mudança. A globalização ainda está em seu início. A primeira denúncia é de que a globalização econômica está decepando os empregos também em escala global e num ritmo igualmente veloz. No fim da linha, dizem os críticos, haverá uma crise social de proporções nunca vistas. É impossível dizer que conseqüências trarão, a não serem as já conhecidas:
    *Influência no aquecimento global
    *Desigualdades sociais
    *Exploração de mão-de-obra
    6 - Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?
    A abertura da economia e a Globalização são processos irreversíveis, que nos atingem no dia-a-dia das formas mais variadas e temos de aprender a conviver com isso, porque existem mudanças positivas para o nosso cotidiano e mudanças que estão tornando a vida de muita gente mais difícil. Um dos efeitos negativos do intercâmbio maior entre os diversos países do mundo, é o desemprego que, no Brasil, vem batendo um recorde atrás do outro. No caso brasileiro, a abertura foi ponto fundamental no combate à inflação e para a modernização da economia com a entrada de produtos importados, o consumidor foi beneficiado: podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade e essa oferta maior ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e mais qualidade.
    7 - Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?
    A atual formação profissional em educação física configura desta forma a situação de se ter um "novo campo" de atuação regulamentado. A análise de realidades recentes têm apontado o contrário. Com relação ao projeto de formação humana, a saída do âmbito escolar implicaria na perda de um espaço onde a educação física ainda tem a possibilidade de ter uma autonomia pedagógica para atuar numa perspectiva crítico-superadora, fugindo aos códigos do sistema hegemônico vigente.

    Eliane Moraes – A47IGG-1
    Fábio Cabral – A58GIE-7
    Turma: EF2A30/EF2B30

    ResponderExcluir
  34. Aluno: Fernando Marques Robias
    RA: A44AJJ0
    Turma: EF2A30

    1-Defina Globalização.
    Envolve a integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação. Devido aos mercados internos já estarem saturados houve a necessidade de expandir o mercado, fazer negócios com os países centrais.

    2- Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização.
    A globalização é um fenômeno capitalista que começou na era dos descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Sua origem pode ser traçada do período mercantilista. Com a queda dos custos de transporte marítimo, e aumento da complexidade das relações políticas europeias durante o período. Este período viu grande aumento no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes, particularmente nas novas colônias europeias.A necessidade de expandir seus mercados levou as nações a aos poucos começarem a se abrir para produtos de outros países, marcando o crescimento da ideologia econômica do liberalismo.

    3- Descreva as fases do processo de globalização.
    Temos:
    - a decadência dos modelos alternativos ao capitalismo;
    - enfraquecimento dos estados nacionais e da identidade nacional;
    - formação de organismos internacionais para administração econômica, social e política (ONU. FMI, BIRD);
    - informática revoluciona a produção de bens e a divisão internacional do trabalho com o advento da comunicação em massa;
    - fase planetária do capitalismo com a hegemonia do EUA.

    4- Quais são os tipos de globalização? descreva-os.
    Globalização Comercial que é a integração dos mercados nacionais através do comercio internacional. A globalização financeira é a integração dos mercados financeiros nacionais em um grande mercado internacional. E a globalização produtiva que é o processo de integração das estruturas produtivas domésticas em uma estrutura produtiva internacional.

    5- Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?
    Com a globalização pode-se citar as vantagens de uma maior competitividade; o aparecimento de novas tecnologias; abertura de novos mercados; modernização de novas técnicas de produção, de redução de custos, conseqüentemente, os preços; e integração do Sistema Financeiro. As desvantagens são: a dependência tecnológica; o desemprego; concorrência desequilibrada; e a integração do sistema financeiro, também provoca crise em todos os países que fazem parte desta globalização (exemplo, é a atual crise financeira que estamos passando. Ou seja, atingiu um país, contamina-se todos os outros que estão ligados econômica e financeiramente).

    6- Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?
    Com a globalização o Brasil fortaleceu o seu comércio com o restante do mundo, principalmente com o fortalecimento do mercado latino através da criação do MERCOSUL. O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas, tem grande expressão na exportação de carnes, laticínios e frutas, benefícios que a globalização trouxe, havendo facilidade em se relacionar com o mercado externo. Além de melhorar o mercado cambial.

    7- Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?
    Interfere no consumo inadequado de produtos como anabolizantes na busca de um corpo escultural, fatores de padrão de beleza imposto pela mídia e que consequentemente afeta a saúde do indivíduo e também na questão de vestimentas da moda que uma empresa publica determinado produto dizendo-o que é o mais adequado para a prática de algum esporte.

    ResponderExcluir
  35. GABRIELA PIMENTEL VIEGAS
    RA: A697EB2
    TURMA: EF2A30

    1)Defina Globalização.
    A globalização é o processo de integração econômica, social, cultural, política, que foi impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI.

    2)Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização.
    Surgiu e se instalou na Europa como emergência da burguesia e da colonização. Ganhou forma com a industrialização e com o uso de tecnologia. Assim, solidificou-se o capitalismo.

    3)Descreva as fases do processo de globalização.
    A 1ª foi o Expansionismo Mercantilista, onde ela começa a se expandir dentro do mercado. A 2 ª foi o Industrial, onde ela tomou grandes proporções, e graças às indústrias se desenvolveu. E a 3ª que é a globalização recente.

    4)Quais são os tipos de globalização? descreva-os.
    Globalização comercial: Integração do mercado comercial nacional e internacional.
    Globalização financeira: Integração do mercado financeiro nacional e internacional.
    Globalização produtiva: Integração das estruturas produtivas domésticas e internacional.

    5)Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?
    As vantagens são: a integração entre os países, no mercado, na cultura, na tecnologia, vida social, ecológica, dentre outras.
    As desvantagens são: o crescimento do capitalismo desordenado

    6)Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?
    A princípio, até conseguir acompanhar o processo, teve algumas dificuldades, mas agora tem se saído bem, e vai melhorar com a chegada da Copa do Mundo e das Olimpíadas.

    7)Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?
    Interfere diretamente, pois o mercado esportivo está em alta devido ao capitalismo, então com a globalização tudo isso se torna mais fácil e possível.

    ResponderExcluir
  36. Nome: Caio Renan de Oliveira Ra: A6390C-8, Turma : EF2B30
    Nome: Dyvide Santos da Silva Ra: A63492-4, Turma : EF2B30
    1)Defina Globalização?
    A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI.
    2)Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização?
    Até a Revolução Industrial, o processo de economia foi vagaroso, devido às limitações nos transportes e nas comunicações. Com a Revolução Industrial e a liberação do Capitalismo para suas plenas possibilidades de expansão, a globalização deu um salto qualitativo e significativo. Também os avanços técnicos científicos (informática, cabos de fibra óptica, telecomunicações, química fina, robótica, biotecnologia e outros) e a difusão de rede de informação reforçaram e facilitaram o processo de globalização.
    3)Descreva as fases do processo de globalização?
    Primeira fase: A primeira globalização denomina pela expansão mercantilista de (1450 a 1850) da economia-mundo européia, a segunda fase, ou a segunda globalização que vai de (1850 a 1950) caracterizada pelo expansionismo industrial-imperialista e colonialista, e por ultimo, a globalização propriamente dita, ou globalização recente, acelerada a partir do colapso da URSS e a queda do muro de Berlim, de 1989 até o presente.
    4)Quais são os tipos de globalização? Descreva-os.
    A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtém-se como conseqüência o aumento acirrado da concorrência.
    5)Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?
    As vantagens são da globalização é q ela gera empregos, investimentos externos, traz tecnologias, melhora a relação do país com os outros países, ajuda o país a participar das trocas comerciais internacionais, traz cultura de outros lugares.
    As desvantagens da globalização é q ao mesmo tempo q ela gera emprego ela também causa desemprego, porque tecnologias de máquinas substitui o homem, desvaloriza a cultura nacional, faz com q as transnacionais se instalem em outros países pobres, explorando a matéria prima abundantemente e pagando mão de obra barata.

    ResponderExcluir
  37. Nome: Caio Renan de Oliveira Ra: A6390C-8, Turma : EF2B30
    Nome: Dyvide Santos da Silva Ra: A63492-4, Turma : EF2B30

    6)Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?
    As transformações ocorridas nos últimos anos demonstram que o mundo tornou-se pequeno para as relações humanas. Atualmente a técnica é apresentada como um meio que estabelece a expansão das nações. Todo esse processo de alteração em curtos intervalos de tempo possui grandes e graves conseqüências que ainda não são possíveis de serem medidas. O sistema capitalista tem se expandido por todos os cantos do planeta e gerando novas formas de relações entre as nações, onde o Estado tem perdido a importância frente a muitas questões financeiras. A divisão de classe é acentuada por esse método, contribuindo também para prejudicar o meio natural.

    7)Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?
    Com a reorganização do mundo do trabalho ditadas pela globalização, um novo perfil de trabalhador se faz necessário para atender as exigências de um mercado dinâmico. A formação do futuro professor deverá lhe possibilitar uma intervenção subordinada não só a uma visão tecnicista, mas para além disto, uma visão multifuncional, visando a superação de modelos de produção do passado.

    ResponderExcluir
  38. RICARDO RODRIGUES DE SOUZA RA: A4073B-3
    MÔNICA GONÇALEZ AMORIM RA: A663DH-2

    O esporte hoje em dia apesar de tão crescente e evoluído acaba que executando apenas uma função arcaica de sua própria criação: a distração da população e a fortificação de um governo corrupto e escandaloso. Com a globalização a industrialização tem se destacado fortemente e um fator que tem contribuído para sua expansão é a utilizado do esporte como meio exclusivamente de propagandas de marcas e estilos. O esporte perdeu quase que por completo sua função lúdica e inclusiva, pois na sociedade capitalista o esporte acaba sendo visto apenas como meio de se obter lucros abusivos dos fabricantes de acessórios que aumentam seu capital através das venda de produtos esportivos, busca de resultados por patrocinadores que querem visualizar seus logotipos no alto do pódio e a imposição de um consumismo desenfreado que faz toda pessoa sentir uma vontade incontrolável em procurar e adquirir tal roupa, suplemento alimentar, calçado e etc.

    QUESTÕES
    01 – Qual a diferença entre o esporte praticado hoje do praticado há anos atrás?

    Antigamente, logo na criação das modalidades esportivas como descrito na Grécia antiga, a prática de esporte era vista como algo de grande importância. O atleta era bem visto pela sua dedicação e determinação em superar cada vez mais suas capacidades físicas. Hoje em dia o esporte perdeu esse conceito servindo apenas como meio de se obter lucros e resultados em prol de uma minoria.

    02 – O que é esporte de rendimento?

    Esporte com a finalidade de se obter resultados. Sua prática ignora qualquer outro tipo de ideologia inclusiva.

    03 – O esporte atual ainda tem condições de se tornar um meio inclusivo dos menos favorecidos?

    Sim, mas para isso é necessário a conscientização de toda sociedade. Uma forma diferente de se pensar no esporte para fazer com que sua prática seja algo prazeroso e que todos possam participar.

    04 – Qual é, geralmente, a visão de um patrocinador em financiar um atleta?

    Hoje o esporte é visto pelo patrocinador como apenas como um ótimo meio de propaganda para seu produto ou sua marca. É uma triste visão, pois ótimos atletas perdem diversas oportunidades.

    05 – Como a moda influencia no esporte?

    A moda praticamente dita como a pessoa deve se vestir, qual marca usa, como agir e etc. As pessoas se alienam em função da moda, até porque assim muitas vezes não seriam incluídas em seus meios sociais.

    ResponderExcluir
  39. Nome: Felipe Carvalho Barbosa
    RA: A4817I-5
    Nome: Erick Candido
    RA: A561FD-7
    Turma: EF2A30

    Globalização.

    Questão 1. A globalização aproximou as nações e os mercados. A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. A globalização é capas de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas tele comunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias.

    Questão 2. Processo histórico do capitalismo - surgimento e instalação na europa, emergência da burguesia e colonização.Até a Revolução Industrial, o processo de mundialização da economia foi vagaroso, devido às limitações nos transportes e nas comunicações. Com a Revolução Industrial e a liberação do Capitalismo para suas plenas possibilidades de expansão, a globalização deu um salto qualitativo e significativo. A ampliação dos espaços de lucro conduziu à globalização. O mundo passou a ser visto como uma referência para obtenção de mercados, locais de investimento e fontes de matérias-primas. Num primeiro momento, a globalização foi também o espaço para o exercício de rivalidades intercapitalistas e resultou-se em duas guerras mundiais. Ao longo do século XX, a globalização do capital foi conduzindo à globalização da informação e dos padrões culturais e de consumo. Isso deveu-se não apenas ao progresso tecnológico, mas - e, sobretudo - ao imperativo dos negócios.

    Questão 3. Definimos pelas seguintes etapas: primeira fase da globalização, ou primeira globalização, dominada pela expansão mercantilista (de 1450 a 1850) da economia-mundo européia, a segunda fase, ou segunda globalização, que vai de 1850 a 1950 caracterizada pelo expansionismo industrial-imperialista e colonialista e, por última, a globalização propriamente dita, ou globalização recente, acelerada a partir do colapso da URSS e a queda do muro de Berlim, de 1989 até o presente.
    Data Período Caracterização
    1450-1850 - Primeira fase - Expansionismo mercantilista.
    1850-1950 - Segunda fase - Industrial-imperialista-colonialista.
    pós-1989 - Globalização recente - Cibernética -tecnológica - associativa.

    Questão 4. Globalização da informação - a livre circulãção de informação ao redor do mundo.
    Globalização da Mídia - obtendo acesso a mercados globais através de corporações transnacionais de mídia e usando seu poder para promover e selecionar notícias e comentários que refletem os interesses econômicos da corporação (e respectivos interesses das empresas multinacionais).
    Globalização Corporativa - obtendo acesso a mercados globais por corporações transnacionais e utilizando os seus poderes e recursos para prosseguir interesses corporativos deliberadamente ou incidentalmente, em detrimento dos interesses da sociedade civil e de bem-estar.
    Globalização econômica - a livre circulação de dinheiro e capitais ao redor do mundo.
    Globalização cultural - a dominação mundial dos aspectos da cultura norte-americana, por vezes referido como 'McCulture', como no restaurante na cadeia McDonald's.
    Globalização da lingua - a dominação do idioma inglês.

    ResponderExcluir
  40. Nome: Felipe Carvalho Barbosa
    RA: A4817I-5
    Nome: Erick Candido
    RA: A561FD-7
    Turma: EF2A30

    Globalização.

    Questão 5. A abertura da economia e a Globalização são processos irreversíveis, que nos atingem no dia-a-dia das formas mais variadas e temos de aprender a conviver. O nível econômico, a globalização, provocou uma abertura dos mercados, o que permitiu aumentar a qualidade de vida dos países desenvolvidos, com a modernização da economia. Hoje em dia, o consumidor beneficia desta expansão do mercado, pois agora podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade e essa maior oferta ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e mais qualidade.Mas a necessidade de modernização e de aumento da competitividade das empresas produziu um efeito muito negativo, que foi o desemprego. Para reduzir custos e poder baixar os preços, as empresas tiveram de aprender a produzir mais com menos gente. Incorporavam novas tecnologias e máquinas. O trabalhador perdeu espaço e esse é um dos grandes desafios que, não só o Brasil, mas algumas das principais economias do mundo têm hoje pela frente: crescer o suficiente para absorver a mão-de-obra disponível no mercado, além disso, houve o aumento da distância e da dependência tecnológica dos países periféricos em relação aos desenvolvidos.

    Questão 6. Um dos efeitos negativos do intercâmbio maior entre os diversos países do mundo, é o desemprego que, no Brasil, vem batendo um recorde atrás do outro. No caso brasileiro, a abertura foi ponto fundamental no combate à inflação e para a modernização da economia com a entrada de produtos importados, o consumidor foi beneficiado: podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade e essa oferta maior ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e mais qualidade. É o que vemos em vários setores, como eletrodomésticos, carros, roupas, cosméticos e em serviços, como lavanderias, locadoras de vídeo e restaurantes. A opção de escolha que temos hoje é muito maior.Mas em relação as novas tecnologias e máquinas, o trabalhador, não só brasileiro enfrenta o desafio do desemprego por perca de espaço.

    Questão 7. Pela forma do desenvolvimento da tecnologia e máquinas,ou seja hoje pode-se observar que o homem pode fazer exercício sem fazer esforços sendo essa uma grande comodidade a pessoas sedentárias.A busca da boa forma está diminuindo pela vasta forma que a tecnologia vem se adaptando no mercado pelo o comodismo e custo que as maquinas proporcionam.Com isso as academias vem enfraquecendo pela pouca opção da procura de um profissional.Então a tecnologia influi muito na forma de enfraquecimento do mercado e do desemprego de profissionais.

    ResponderExcluir
  41. Fernanda de O. Vieira/RA:a6762j-2
    Jhonathan Lacerda de Souza/RA: a65eej-4

    QUESTÕES 1-7:

    1-A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados.
    2-A globalização é um fenômeno capitalista e complexo que começou na era dos descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Mas o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revolução Tecnológica.
    Sua origem pode ser traçada do período mercantilista iniciado aproximadamente no século XV e durando até o século XVIII, com a queda dos custos de transporte marítimo, e aumento da complexidade das relações políticas européias durante o período. Este período viu grande aumento no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes, particularmente nas novas colônias européias.
    Já em meio à Segunda Guerra Mundial surgiu, em 1941, um dos primeiros sintomas da globalização das comunicações: o pacote cultural-ideológico dos Estados Unidos incluía várias edições diárias de O Repórter Esso , uma síntese noticiosa de cinco minutos rigidamente cronometrados, a primeira de caráter global, transmitido em 14 países do continente americano por 59 estações de rádio, constituindo-se na mais ampla rede radiofônica mundial.
    É tido como início da globalização moderna o fim da Segunda Guerra mundial, e a vontade de impedir que uma monstruosidade como ela ocorresse novamente no futuro, sendo que as nações vitoriosas da guerra e as devastadas potências do eixo chegaram a conclusão que era de suma importância para o futuro da humanidade a criação de mecanismos diplomáticos e comerciais para aproximar cada vez mais as nações uma das outras. Deste consenso nasceu as Nações Unidas, e começou a surgir o conceito de bloco econômico pouco após isso com a fundação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço - CECA.
    A necessidade de expandir seus mercados levou as nações a aos poucos começarem a se abrir para produtos de outros países, marcando o crescimento da ideologia econômica do liberalismo.
    Atualmente os grandes beneficiários da globalização são os grandes países emergentes, especialmente o BRIC, com grandes economias de exportação, grande mercado interno e cada vez maior presença mundial.Antes do BRIC, outros países fizeram uso da globalização e economias voltadas a exportação para obter rápido crescimento e chegar ao primeiro mundo, como os tigres asiáticos na década de 1980 e Japão na década de 1970.
    3 - Globalização como uma época histórica: a característica principal do ciclo histórico em que entramos, depois da queda do muro de Berlim (1989) e do desaparecimento da União Soviética (1991).
    - globalização como um fenômeno sociológico de compressão do espaço e tempo: A liberdade do capital em mover-se por todo o mundo
    - globalização como hegemonia dos valores liberais: legitimação da nova ordem internacional e a universalização dos valores de democracia liberal e ordem econômica baseada em princípios de economia de mercado, cujo exemplo ideal seria o modelo norte-americano;
    - globalização como fenômeno socio-econômico: a interação de três processos distintos - a expansão extraordinária dos fluxos internacionais de bens, serviços e capitais; o acirramento da concorrência nos mercados internacionais; e a maior integração entre os sistemas econômicos nacionais...

    ResponderExcluir
  42. ...
    4- globalização comercial: é a integração dos mercados nacionais através do comércio
    internacional.
    - globalização financeira: integração dos mercados financeiros nacionais em um grande mercado financeiro internacional.
    - globalização produtiva: o processo de integração das estruturas produtivas domésticas, em uma estrutura produtiva internacional.
    As tecnologias que podem ser deferidas a essa questão está principalmente nas telecomunicações e no transporte, nas telecomunicações houve um desenvolvimento muito grande nas telefonias (telefones fixos, fax e celulares que facilitam as comunicações entre empresas facilitando a importação e exportação, empresas e consumidores, as direções são tomadas em um país e repassadas minutos depois, e posteriormente surgiu a internet, mais rápida e mais eficiente, facilitando os fluxos de capitais e investimentos, por fim, os satélites melhoraram a difusão de informações através dos veículos de comunicação em massa, como televisão e rádio), nos transportes as tecnologias foram nas rodovias, hidrovias, ferrovias, portos e aeroportos e também nos próprios meios de transportes (caminhões mais modernos e rápidos, balsas e barcos com boa capacidade de cargas e de velocidade, ferrovias, os navios estão mais modernos com maior capacidade de peso e velocidade e esses são os mais importantes no processo de importação e exportação, já que 75% dos fluxos das mercadorias ocorrem nesse transporte).

    5 - Vantagens: gerar empregos;investimentos externos;melhora a relação do país com os outros países ajudando a participar nas ‘trocas’ comerciais internacionais trazendo novas tecnologias o que faz as pessoas se comunicarem de uma forma mais prática e rápida.

    Desvantagens: causa desemprego;porque as tecnologias das máquinas tendem a substituir o homem; o aumento da distância e da dependência tecnológica dos países periféricos em relação aos desenvolvidos o que geralmente faz o consumidor querer estar sempre se atualizando com o surgimento das novidades eletrodomésticas e dos meios de comunicação.

    6 - No Brasil, como nos demais países subdesenvolvidos, a globalização econômica tem elevado as taxas de desemprego e ampliado a distância entre ricos e pobres.

    7- A educação física atualmente tem passado por profundas mudanças principalmente com relação a formação dos futuros profissionais que, encantados com o ideário do profissional liberal, estão dando maior ênfase em seus estudos, para a área não formal. Em contributo a isto, boa parte dos professores, tem propiciado que o currículo seja voltado para esta formação. O que está colocado hoje é a educação física enquanto promotora da saúde (RAMOS, 1997). Frente a esta situação, a presença da educação física na escola fica complicada. De um lado a mesma vai perdendo espaço na escola, pois seu corpo de conhecimento não é tão importante quanto as outras matérias, além de ser menos uma responsabilidade para o Estado gerir mais esta disciplina conforme o projeto neoliberal. De outro, os graduandos estão direcionando sua formação para o meio não formal, que não é gerido nem garantido pelo Estado. Em vista disto, podemos perceber (temer) que a retirada da educação física do meio escolar é um fato que não demora a ser consumado.

    ResponderExcluir
  43. 1-Defina Globalização.
    Globalização envolve a integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pela maneira barata dos meios de transporte e comunicação. Devido aos mercados internos já estarem saturados, havendo a necessidade de expandir o mercado, fazer negócios com outros Estados e Países.

    2- Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização.
    Globalização é um fenômeno capitalista que teve inicio na era dos descobrimentos e que se desenvolveu na Revolução Industrial. Com a queda dos custos de transporte marítimo, e aumento da complexidade das relações políticas Europeias durante o período. Este período viu grande aumento no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes. A necessidade de expandir seus mercados levou as nações a aos poucos começarem a se abrir para produtos de outros países, marcando o crescimento da ideologia econômica do liberalismo.

    3- Descreva as fases do processo de globalização.

    A decadência dos modelos alternativos ao capitalismo;
    Enfraquecimento dos estados nacionais e da identidade nacional;
    Formação de organismos internacionais para administração econômica, social e política;
    Fase planetária do capitalismo com a hegemonia do EUA.

    4- Quais são os tipos de globalização? descreva-os.
    Globalização Comercial: é a integração dos mercados nacionais através do comercio internacional.
    Globalização financeira é a integração dos mercados financeiros nacionais em um grande mercado internacional.
    Globalização produtiva que é o processo de integração das estruturas produtivas domésticas em uma estrutura produtiva internacional.

    5- Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?
    Vantagens: Maior competitividade; aparecimento de novas tecnologias; modernização de novas técnicas de produção, de redução de custos; integração do Sistema Financeiro.
    Desvantagens: A dependência tecnológica; o desemprego; concorrência desequilibrada; e a integração do sistema financeiro, também provoca crise em todos os países que fazem parte desta globalização (exemplo, é a atual crise financeira que estamos passando.

    6- Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?
    A globalização no Brasil fortaleceu o comércio com o restante do mundo, principalmente com o fortalecimento do mercado na América Latina através da criação do MERCOSUL. O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas, tem grande expressão na exportação de carnes, laticínios e frutas. O benefícios que a globalização trouxe foi a facilidade em se relacionar com o mercado externo.

    7- Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?
    A globalização ela interfere diretamente no consumo inadequado de produtos como anabolizantes na busca de um corpo perfeito, fatores de padrão de beleza imposto pela sociedade e que consequentemente afetando a saúde de que faz uso desses produtos inadequadamente e também na questão de vestimentas da moda que uma empresa publica determinado o produto, dizendo-o que é o mais adequado para a prática de algum esporte e até mesmo falando que sem esse tipo de vestimenta é indispensável para a prática do esporte.

    ResponderExcluir
  44. Gustavo S. Girão R.A A60bdd-1


    1-Defina Globalização.
    Globalização envolve a integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pela maneira barata dos meios de transporte e comunicação. Devido aos mercados internos já estarem saturados, havendo a necessidade de expandir o mercado, fazer negócios com outros Estados e Países.

    2- Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização.
    Globalização é um fenômeno capitalista que teve inicio na era dos descobrimentos e que se desenvolveu na Revolução Industrial. Com a queda dos custos de transporte marítimo, e aumento da complexidade das relações políticas Europeias durante o período. Este período viu grande aumento no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes. A necessidade de expandir seus mercados levou as nações a aos poucos começarem a se abrir para produtos de outros países, marcando o crescimento da ideologia econômica do liberalismo.

    3- Descreva as fases do processo de globalização.

    A decadência dos modelos alternativos ao capitalismo;
    Enfraquecimento dos estados nacionais e da identidade nacional;
    Formação de organismos internacionais para administração econômica, social e política;
    Fase planetária do capitalismo com a hegemonia do EUA.

    4- Quais são os tipos de globalização? descreva-os.
    Globalização Comercial: é a integração dos mercados nacionais através do comercio internacional.
    Globalização financeira é a integração dos mercados financeiros nacionais em um grande mercado internacional.
    Globalização produtiva que é o processo de integração das estruturas produtivas domésticas em uma estrutura produtiva internacional.

    5- Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?
    Vantagens: Maior competitividade; aparecimento de novas tecnologias; modernização de novas técnicas de produção, de redução de custos; integração do Sistema Financeiro.
    Desvantagens: A dependência tecnológica; o desemprego; concorrência desequilibrada; e a integração do sistema financeiro, também provoca crise em todos os países que fazem parte desta globalização (exemplo, é a atual crise financeira que estamos passando.

    6- Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?
    A globalização no Brasil fortaleceu o comércio com o restante do mundo, principalmente com o fortalecimento do mercado na América Latina através da criação do MERCOSUL. O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas, tem grande expressão na exportação de carnes, laticínios e frutas. O benefícios que a globalização trouxe foi a facilidade em se relacionar com o mercado externo.

    7- Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?
    A globalização ela interfere diretamente no consumo inadequado de produtos como anabolizantes na busca de um corpo perfeito, fatores de padrão de beleza imposto pela sociedade e que consequentemente afetando a saúde de que faz uso desses produtos inadequadamente e também na questão de vestimentas da moda que uma empresa publica determinado o produto, dizendo-o que é o mais adequado para a prática de algum esporte e até mesmo falando que sem esse tipo de vestimenta é indispensável para a prática do esporte.

    ResponderExcluir
  45. Alunos: Thaís Daiane – RA: A53DID-2 e Felipe Augusto Silveira Paiva – RA: 58619-9. A globalização é um processo que foi gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma “aldeia global”, que permitisse maiores mercados para os países centrais (os desenvolvidos), cujos mercados internos já estão saturados. O processo de globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. A globalização afeta todas as áreas da sociedade, principalmente comunicação (pela tecnologia), comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade, dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta. As fases da globalização basicamente podem ser resumidas assim: primeira fase: 1450-1850 - Expansionismo mercantilista; segunda fase: 1850-1950 - FaseIndustrial-imperialista-colonialista e terceira fase: pós-1989 - Globalização recente Cibernética-tecnológica-associativa. Hoje em dia, a globalização tem ajudado muito na parte da qualidade de vida, como o aumento de medicamentos, aumento na produção de alimentos e barateamento no custo dos mesmos; tem causado nas últimas décadas um aumento generalizado da longevidade dos países emergentes e desenvolvidos, o acesso fácil e rápido à informação e aos bens, mas a globalização não contém apenas aspectos positivos, tendo também vários pontos negativos, como, a exclusão social, a destruição da natureza tanto na área verde como na camada de ozônio, por meio das atividades das grandes fábricas e da poluição do ar causada pelos carros poluírem. Se acontecer um problema em um país economicamente desenvolvido, rapidamente vários países ligados a ele também serão afetados, o que prova que a globalização traz consigo aspectos positivos e também negativos. No Brasil, o governo passou a incentivar por meio de incentivos fiscais e privatização das empresas estatais, os investimentos externos no Brasil. Com a rapidez da abertura da economia brasileira, muitas empresas nacionais não se adaptaram a nova regra. Em apenas uma década as multinacionais dobraram sua participação na economia brasileira. As multinacionais investem principalmente em tecnologia, contribuindo para a geração de cortes de empregos. Foi a globalização o que fez andar a nossa economia nesses anos, e de formas que ainda precisamos entender melhor. O mundo globalizado fez com que o esporte se tornasse globalizado também, aparelhos de altas definições, equipamentos, vestimentas, podendo ser compartilhado por qualquer pessoa em qualquer parte do mundo, através da televisão, o que gera um aumento significativo nas vendas de produtos esportivos, produzindo cada vez mais lucros às empresas, que se vêem motivadas a investir cada vez mais no esporte.A globalização interfere também na atuação do professor de educação física, pois ajuda a buscar conhecimentos rápidos através da internet, divulga assuntos referentes às questões de materiais esportivos, como optar por bolas com uma melhor aerodinâmica, chuteiras mais leves, câmeras de alta definição para os expectadores. Enfim, a globalização promove e estimula o capitalismo, que influencia e muito um profissional de educação física. O professor deve se manter sempre atualizado, porque com a rapidez das informações que circulam na internet e dos descobrimentos científicos, das novas técnicas, dos novos e diários testes em todas as áreas, a cada momento novos conceitos são introduzidos e discutidos, novas regras, enfim, tudo que o professor vai precisar conhecer para prestar um melhor atendimento aos seus atletas. O capitalismo estimulado pela globalização facilitou a vida dos profissionais de educação física proporcionando a eles uma melhor tecnologia para ministrar suas aulas, seus materiais, sua dinâmica em sala de aula e fora dela, a troca de experiências que são muito grandes, em virtude do maior interesse gerado nos alunos, dentre tantas outras coisas.

    ResponderExcluir
  46. Nomes:Amanda Taylor, Jasciara
    Turma:Educação Fisica 2A30

    Trabalho 02 respostas
    1.É um aprofundamento da integração econômica social,cultural,política.É grada pela integração progressiva de cada economia na função do mercado mundial.
    2.Globalização como uma época histórica a característica principal do circulo histórico em que entramos,depois da queda do Muro de Berlim(1989)e do desaparecimento da União Soviética(1991)globalização como fenomeno sociológico de compresão do espaço e do tempo.A liberdade de capital em mover-se por todo o mundo.A universialização dos valores da democracia liberal e ordem econômica baseada em princípios de economia do mercado cujo o exemplo seria o modelo norte –americano,globalização como fenômeno sócio-econômico:A interação de três processos distintos,a expansão extraordinária dos fluxos internacionais e a maior integração entre os sistemas econômicos.
    3.Os processos da globalização são:a expansão extraordinária dos fluxos internacionais de bens,serviços e capitais.O acirramento da concorrência nos mercados internacionais:é a maior integração entre os sistemas econômicos nacionais e o termo de mundialização do capital.Divide-se em três processos:Globalização comercial,financeira e produtiva.
    4.Globalização é o processo de integração de mercados domésticos,no processo de formação de um mercado mundial integrado.Pode dividir o fenômeno da globalização em três processos,que no entanto,estão profundamente interligados:globalização financeira:integração dos mercados financeiros nacionais em um grande mercado financeiro internacional.Globalização produtiva: o processo de integração das estruturas domesticas.
    5.Desvantagens :o trabalho era no interior das fábricas e as condições eram ruins,não possuía ventilação e iluminação.A evolução industrial trouxe vários problemas,entre eles:prostituição,suicídio,alcoolismo,criminalidade,violência,doenças epidêmicas,favelas,poluição,migração desordenada.
    Vantagens:A produção passa a ser organizada em grandes unidades fabris,onde predomina uma intensa divisão de trabalho,aumentos sem precedentes na produção de mercadorias,concentração industrial em centros urbanos,surgimento de um novo tipo de trabalhador:os operários migração do campo para a cidade,tornando as áreas urbanas o palco de grandes transformações sociais.
    6.Primeiro a globalização brasileira era voltada para metrópole,aqui se mantinha relações sociais baseadas na escravidão.Somente no século xix com a abolição da escravidão e a chegada de um grande contigente de imigrantes é que se introduziu o trabalho livre.No ciclo do café,outras atividades econômicas se desenvolveram como:transporte ferroviário,sistema bancário,pequenas industrias de alimentos e têxteis.Processo de industrialização do Brasil esteve ligado ao desenvolvimento da economia cafeeira no estado de São Paulo.
    7.A globalização interfere a atuação do profissional de Educação Física,em relação as informações que são passadas com facilidade pela mídia.As industrias trabalham de maneira incorreta e passa informação para as pessoas deturpadas em relação a atividade física não para a saúde e qualidade de vida,mas para tentar alcançar o corpo padrão que o sistema capitalista usa pra lucrar.

    ResponderExcluir
  47. Handrey Walley, EF1A30 RA
    É um fenômeno ou um processo integração ou troca de informações culturais ou até mesmo de mercado. Interagir de maneira global.
    A globalização tem sido utilizada mais recentemente num sentido marcadamente ideológico, no qual se assiste no mundo inteiro a um processo de integração econômica sob a égide do neoliberalismo, caracterizado pelo predomínio dos interesses financeiros, pela desregulamentação dos mercados, pelas privatizações das empresas estatais, e pelo abandono do estado de bem-estar social. Esta é uma das razões dos críticos acusarem-na, a globalização, de ser responsável pela intensificação da exclusão social (com o aumento do número de pobres e de desempregados) e de provocar crises econômicas sucessivas, arruinando milhares de poupadores e de pequenos empreendimentos.

    No texto que se segue não trataremos deste fenômeno no sentido ideológico, mas sim no seu significado histórico. Demonstramos que o processo de globalização ( aqui entendido como integração e interdependência econômica) deita suas raízes há muito tempo atrás, no mínimo há 5 séculos, passando desde então por etapas diversas. Aqui o termo é empregado para fins específicos de uma síntese histórica, bem distante das manipulações ideológicas que possam ele sofrer. Portanto, para nós, ele tem um significado mais profundo e não apenas propagandístico.
    Com relação ao ensino, o processo de globalização vem interferindo nas políticas educativas, de maneira profunda e significativa, acarretando conseqüências negativas.
    Percebe-se claramente a crise do setor educacional. Ações desconexas, improdutivas e ineficientes, de cunho meramente eleitoreiro, vem sendo tomadas ao longo dos anos culminando com a pobreza educacional e resultando, a pouca aprendizagem do estudante e até mesmo do profissional.

    ResponderExcluir
  48. Nome: Thaís Feitosa Morais
    Ra: A7027A6
    Turma: EF1A30
    Professor Pedro Paulo, me desculpe com a demora pois eu nao estava ciente sobre os trabalhos, fui atrás da representante saber o porque você não tinha ido á aula e para sober como seria a sua prova, ela me disse que não teria e que tinham dois trabalhos no blog. que ja eram pra ser entregues. Eu não fiz antes porque realmente não estava sabendo; agora estou te seguindo no blog e isso não acontecerá novamente,Espero que você entenda.
    Obrigado, Thaís Feitosa.

    Globalização
    - Definição;
    A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países.
    .
    - Processo histórico de desenvolvimento;
    A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias. No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada quase que em tempo real. O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo, e principalmente os países desenvolvidos; de modo que os mesmos pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno se encontrava saturado.
    - Fases do Processo;
    A globalização é a fase mais avançada do capitalismo. Com o declínio do socialismo, o sistema capitalista se tornou predominante no mundo. A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente, econômica e comercial.

    A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial.

    As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, promoveram o processo de globalização. A partir da rede de telecomunicação (telefonia fixa e móvel, internet, televisão, aparelho de fax, entre outros) foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo.
    Data Período Caracterização
    1450-1850 Primeira fase Expansionismo mercantilista
    1850-1950 Segunda fase Industrial-imperialista-colonialista
    Pós 1989 Globalização Recente

    ResponderExcluir
  49. Nome: Thaís Feitosa Morais
    Ra: A7027A6
    Turma: EF1A30
    2 parte

    - Tipos de globalização;

    Até a Revolução Industrial, o processo de mundialização da economia foi vagaroso, devido às limitações nos transportes e nas comunicações. Com a Revolução Industrial e a liberação do Capitalismo para suas plenas possibilidades de expansão, a globalização deu um salto qualitativo e significativo.

    A ampliação dos espaços de lucro conduziu à globalização. O mundo passou a ser visto como uma referência para obtenção de mercados, locais de investimento e fontes de matérias-primas. Num primeiro momento, a globalização foi também o espaço para o exercício de rivalidades intercapitalistas e resultou-se em duas guerras mundiais. Ao longo do século XX, a globalização do capital foi conduzindo à globalização da informação e dos padrões culturais e de consumo. Isso deveu-se não apenas ao progresso tecnológico, mas - e, sobretudo - ao imperativo dos negócios. A tremenda crise de 29 teve tamanha amplitude justamente por ser resultado de um mundo globalizado, ou seja, ocidentalizado, face à expansão do Capitalismo. Ao entrarmos nos anos 80/90, o Capitalismo, ingressou na etapa de sua total euforia triunfalista, sob o rótulo de Neo-Liberalismo. Tais são os nossos tempos de palavras perfumadas: reengenharia, privatização, economia de mercado, modernidade e - metáfora do imperialismo - globalização. Os avanços tecnicocientíficos (informática, cabos de fibra óptica, telecomunicações, química fina, robótica, bioteconologia e outros) e a difusão de rede de informação reforçaram e facilitaram o processo de globalização. Estabeleceram um intercâmbio acelerado (reduzindo o espaço e o tempo), não só na esfera econômica (mercados, tecnologia de produção), mas atingindo também, os hábitos, os padrões culturais e de consumo. A classe trabalhadora, debilitada por causa do desemprego, resultante do maciço investimento tecnológico, ou está jogada no desamparo, ou foi absorvida pelo setor de serviços, uma economia fluida e que não permite a formação de uma consciência de classe. No momento presente, inexistem abordagens racionais e projetos alternativos para as misérias sociais, o que alimenta irracionalismos à solta.

    -- Vantagens e Desvantagens;

    A abertura da economia e a Globalização são processos irreversíveis, que nos atingem no dia-a-dia das formas mais variadas e temos de aprender a conviver com isso, porque existem mudanças positivas para o nosso cotidiano e mudanças que estão tornando a vida de muita gente mais difícil. Um dos efeitos negativos do intercâmbio maior entre os diversos países do mundo, é o desemprego que, no Brasil, vem batendo um recorde atrás do outro.

    No caso brasileiro, a abertura foi ponto fundamental no combate à inflação e para a modernização da economia com a entrada de produtos importados, o consumidor foi beneficiado: podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade e essa oferta maior ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e mais qualidade. É o que vemos em vários setores, como eletrodomésticos, carros, roupas, cosméticos e em serviços, como lavanderias, locadoras de vídeo e restaurantes. A opção de escolha que temos hoje é muito maior.

    Mas a necessidade de modernização e de aumento da competitividade das empresas produziu um efeito muito negativo, que foi o desemprego. Para reduzir custos e poder baixar os preços, as empresas tiveram de aprender a produzir mais com menos gente. Incorporavam novas tecnologias e máquinas. O trabalhador perdeu espaço e esse é um dos grandes desafios que, não só o Brasil, mas algumas das principais economias do mundo têm hoje pela frente: crescer o suficiente para absorver a mão-de-obra disponível no mercado, além disso, houve o aumento da distância e da dependência tecnológica dos países periféricos em relação aos desenvolvidos.

    A questão que se coloca nesses tempos é como identificar a aproveitar as oportunidades que estão surgindo de uma economia internacional cada vez mais integrada.

    ResponderExcluir
  50. Nome: Thaís Feitosa Morais
    Ra: A7027A6
    Turma: EF1A30
    3 parte


    - O Brasil e a globalização

    Antes da globalização realmente vigorar no Brasil, foi preciso um grande empenho para reduzir a inflação de 223% que o país presenciava. Para isso, criou-se o plano Cruzado, o qual não conseguiu grande sucesso. Após isso, uma das medidas do governo Collor foi a abertura da economia, com diminuição das tarifas de importações. Além disso, iniciou-se, realmente, o processo de privatizações. A partir daí surge o Plano Real e o governo passa a intervir cada vez menos na economia.
    Além disso, há uma invasão de bens de consumo e de produção. O número de indústrias cresce e, conseqüentemente cresce o número de investimentos estrangeiros e multinacionais. A economia globalizada, então, está consolidada.


    -A globalização e o profissional de Ed. Física;
    Levando-se em conta o novo modelo de qualificação para o mundo do trabalho imposto pela globalização, percebemos a clara importância de algumas disciplinas escolares estratégicas para a formação das competências necessárias para o enquadramento do trabalhador. Seriam elas disciplinas que interagiriam na capacidade de raciocínio abstrato, que apostariam na formação para a interação em grupo, e que tentariam dar o aporte funcional dos conhecimentos mais recentemente desenvolvidos no campo tecnológico, tal como a educação física.

    ResponderExcluir
  51. 1-Defina Globalização.
    Globalização é um processo de integração social, política e econômica entre os países e as pessoas do mundo todo, onde os governos e as empresas trocam idéias.

    2-Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização.
    O processo histórico a que se denomina Globalização é bem mais recente, datando do colapso do bloco socialista e o conseqüente fim da Guerra Fria (entre 1989 e 1991), do refluxo capitalista com a estagnação econômica da URSS (a partir de 1975) ou ainda do próprio fim da Segunda Guerra Mundial.

    3-Descreva as fases do processo de globalização.
    Primeira fase da globalização, ou primeira globalização, dominada pela expansão mercantilista (de 1450 a 1850) da economia-mundo européia, a segunda fase, ou segunda globalização, que vai de 1850 a 1950 caracterizada pelo expansionismo industrial-imperialista e colonialista e, por última, a globalização propriamente dita, ou globalização recente, acelerada a partir do colapso da URSS e a queda do muro de Berlim, de 1989 até o presente.

    4-Quais são os tipos de globalização? descreva-os.
    Existem dois tipos de globalização: - Interacção Global e o Sistema Global. Ou seja, a globalização pode se referir a indivíduos gerados e enraizados na globalidade, ou pode se referir a estados, corporações e organizações.

    5-Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?

    Vantagens da globalização

    1-A abertura foi fundamental no combate à inflação e para a modernização da economia com a entrada de produtos importados, o consumidor foi beneficiado: podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade e essa oferta maior ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e mais qualidade.
    2-A globalização é que ela gera empregos, investimentos externos, traz tecnologias, melhora a relação do país com os outros países, ajuda o país a participar das trocas comerciais internacionais, traz cultura de outros lugares.

    Desvantagens da globalização

    1. A necessidade de modernização e de aumento da competitividade das empresas produziu um efeito muito negativo, que foi o desemprego. Para reduzir custos e poder baixar os preços, as empresas tiveram de aprender a produzir mais com menos gente. Incorporavam novas tecnologias e máquinas.
    2. Desvaloriza a cultura nacional, faz com que as transnacionais se instalem em outros países pobres, explorando a matéria prima abundantemente e pagando mão de obra barata.

    6-Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?
    A globalização no Brasil é percebida desde a década de 90, pois a partir daí que ela teve maior impacto, nessa época o país por uma série de problemas que afetavam todos os setores econômicos, social, político, etc. Com isso o país começou a ter idéias mais liberais, exportando e importando o comércio de produtos, onde de certa forma derruba barreiras protecionistas da época, a principal idéia para mudança, era ter capital internacional como uma forma de ajuda para que o pais voltasse a crescer.

    7-Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?
    Com a globalização, os profissionais de Educação Física devem estar sempre atentos as tendencias na sua área de atuação, pois ele deverá acompanhar as novidades de sua área para melhor satisfazer as necessidades do seu público alvo.

    NOME: VITOR LOBO PEREIRA A692DD-0 EF1A30
    GÉSSICA FARIA FERNANDES A687IF-9 EF1A30

    ResponderExcluir
  52. ALUNOS:
    ERICK FERNANDES
    JAHIARA HILARIO

    Defina Globalização.
    Globalização é o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas. O ponto central da mudança é a integração dos mercados numa "aldeia-global", explorada pelas grandes corporações internacionais. Os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifárias para proteger sua produção da concorrência dos produtos estrangeiros e abrem-se ao comércio e ao capital internacional.
    Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização?
    Não é um processo novo. Nos finais do século XIX e princípios do século XX, verificou-se um movimento de integração econômica internacional de proporções não menos fortes do que aquele a que se tem assistido nos últimos 50 anos. Chegou ao fim com a onda de nacionalismo e protecionismo que varreu o globo no período 1914-1945. Por um lado, a redução das barreiras aos movimentos internacionais de mercadorias, serviços e capitais que tinham sido erguidas nos anos 30 e a diminuição substancial dos custos de transporte Por outro lado, a globalização tem sido impulsionada pela redução dos custos de comunicação e difusão de informação e idéias, em resultado dos grandes avanços tecnológicos nos domínios das telecomunicações e informática, com destaque para a Internet.
    Descreva as fases do processo de globalização?
    A primeira globalização denomina pela expansão mercantilista de (1450 a 1850) da economia-mundo européia, a segunda fase, ou a segunda globalização que vai de (1850 a 1950) caracterizada pelo expansionismo industrial-imperialista e colonialista, e por ultimo, a globalização propriamente dita, ou globalização recente, acelerada a partir do colapso da URSS e a queda do muro de Berlim. Os principais acontecimentos que marcam a transição da primeira fase da globalização para a segunda dão-se nos campos da técnica e da política. A partir do século 18, a Inglaterra industrializa-se aceleradamente e, depois dela, a França, a Bélgica, a Alemanha e a Itália. A máquina a vapor é introduzida nos transportes terrestres (estradas-de-ferro) e marítimos (barcos a vapor) Conseqüentemente esta nova época será regida pelos interesses da indústria e das finanças, sua associada e, por vezes amplamente dominante, e não mais das motivações dinásticas-mercantís. Será a grande burguesia industrial e bancária, e não mais os administradores das corporações mercantis e os funcionários reais quem liderará o processo.
    Quais são os tipos de globalização? Descreva-os.
    A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtém-se como conseqüência o aumento acirrado da concorrência.

    ResponderExcluir
  53. ALUNOS:
    ERICK FERNANDES
    JAHIARA HILARIO

    Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?
    As principais vantagens são a criação de empregos, investimentos externos trazem tecnologias, a relação comercial entre países, o conhecimento de outras culturas etc. Mas ao mesmo tempo em que são gerados empregos, o desemprego também cresce devido ao aumento da competitividade de grandes empresas principalmente na parte tecnológica, em que as máquinas estão substituindo o homem, a desvalorização a cultura nacional, faz com que as transnacionais se instalem em outros países pobres, explorando a matéria prima abundantemente e pagando mão de obra barata.
    Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?
    As transformações ocorridas nos últimos anos demonstram que o mundo tornou-se pequeno para as relações humanas. Atualmente a técnica é apresentada como um meio que estabelece a expansão das nações. Todo esse processo de alteração em curtos intervalos de tempo possui grandes e graves conseqüências que ainda não são possíveis de serem medidas. O sistema capitalista tem se expandido por todos os cantos do planeta e gerando novas formas de relações entre as nações, onde o Estado tem perdido a importância frente a muitas questões financeiras. A divisão de classe é acentuada por esse método, contribuindo também para prejudicar o meio natural.
    Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?
    Com a reorganização do mundo do trabalho ditadas pela globalização, um novo perfil de trabalhador se faz necessário para atender as exigências de um mercado dinâmico. A formação do futuroprofessor deverá lhe possibilitar uma intervenção subordinada não só a uma visão tecnicista, mas para, além disto, uma visão multifuncional, visando à superação de modelos de produção do passado.

    ResponderExcluir
  54. Diego Pimentel RA:A615393
    Kenya Teixeira RA: A5509f7

    1)Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização:

    O surgimento e instalação na Europa, emergência da burguesia e colonização. Industrialização, economia de produção ampliada e com forte dependência da
    tecnologia, formação dos impérios, solidificação do capitalismo.Globalização como uma época histórica: a característica principal do ciclo histórico em
    que entramos, depois da queda do muro de Berlim (1989) e do desaparecimento da União
    Soviética(1991).


    2)Descreva as fases do processo de globalização

    São quatro linhas básicas de interpretação do fenômeno:

    - globalização como uma época histórica: a característica principal do ciclo histórico em
    que entramos, depois da queda do muro de Berlim (1989) e do desaparecimento da União
    Soviética(1991).
    - globalização como um fenômeno sociológico de compressão do espaço e tempo: A
    liberdade do capital em mover-se por todo o mundo
    - globalização como hegemonia dos valores liberais: legitimação da nova ordem
    internacional e a universalização dos valores de democracia liberal e ordem econômica
    baseada em princípios de economia de mercado, cujo exemplo ideal seria o
    modelo norte-americano;
    - globalização como fenômeno socio-econômico: a interação de três processos distintos
    - a expansão extraordinária dos fluxos internacionais de bens, serviços e capitais; o
    acirramento da concorrência nos mercados internacionais; e a maior integração entre os
    sistemas econômicos nacionais..


    3)Quais são os tipos de globalização? descreva-os.

    - globalização comercial: é a integração dos mercados nacionais através do comércio
    internacional.
    - globalização financeira: integração dos mercados financeiros nacionais em um grande
    mercado financeiro internacional.
    - globalização produtiva: o processo de integração das estruturas produtivas domésticas,

    em uma estrutura produtiva internacional.

    ResponderExcluir
  55. Diego Pimentel RA:A615393
    Kenya Teixeira RA: A5509f7

    4)Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?

    - As comunicações globais capacitam as pessoas em qualquer lugar da Terra a ter contato
    praticamente imediato com outra pessoa, a despeito das distâncias e fronteiras territoriais
    existentes entre eles.
    Atividades globais relacionadas ao mercados. Um mercado global existe quando um
    produto é distribuído e vendido em um espaço transmundial;
    A produção transmundial. Em muitas empresas, os diferentes estágios do processo de
    produção são alocados em diversas localidades.
    Moedas como o yen japonês, o dólar americano e o Euro passam a circular globalmente
    e sendo utilizados ao mesmo tempo em qualquer parte do globo
    A globalização das finanças. Muitas das transações financeiras hoje em dia ocorrem
    através do mundo em um mercado que interliga várias economias mundiais
    A difusão de organizações globais, que possuem uma função regulatória e, dessa forma,
    são também chamadas de agências da governança global – como por exemplo as agências
    da ONU, o FMI, o Banco Mundial;
    Ecologia social também apresenta aspectos globais. Isso se expressa, por exemplo, no
    efeito estufa e no conseqüente aquecimento global, na chuva ácida, nas migrações de
    animais, na poluição marinha, na desertificação e no desmatamento;
    Crescente consciência global, ou seja, no fato de que cada vez mais as pessoas pensam
    em termos globais

    5)Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?
    Foi por volta de 1990 que o Brasil reduziu os impostos de importação, e os produtos importados passaram a entrar de forma bem ampla no mercado brasileiro. A oferta de produtos cresceu, e os preços permaneceram os mesmos ou caíram; esses produtos importados passaram a tomar o espaço das industrias nacionais, que foram obrigadas a fechar. A balança comercial acumular déficits por vários anos no decorrer de 1990.O governo, também, passou a incentivar por meio de incentivos fiscais e privatização das empresas estatais, os investimentos externos no Brasil.
    Com a rapidez da abertura da economia brasileira, muitos empresas nacionais não se adaptaram a nova regra: “é melhor vender do que falir”. Em apenas uma década as multinacionais dobraram sua participação na economia brasileira, passaram a comprar algumas empresas nacionais ou se associaram a elas.
    Apesar desse aumento da participação do Brasil no comércio mundial, ela continua sendo reduzida. A participação do Brasil representa cerca de 1% de todas as transações que ocorrem no mundo. As exportações brasileiras são: café, açúcar, minério de ferro e outros produtos que possuem baixo valor comercial. Por outro lado, as importações do Brasil são bens de consumo de alta tecnologia, e possuem valor elevado.

    ResponderExcluir
  56. 6)Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?

    Diego Pimentel RA:A615393
    Kenya Teixeira RA: A5509f7

    6)Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?

    Atualmente, o esporte é considerado uma das atividades econômicas que mais crescem nos mercados globalizados, o que tem estimulado a entrada de grandes corporações empresariais e tem requerido métodos modernos de administração (PRONI, 1998). É importante ressaltar que a evolução do esporte acompanhou os avanços tecnológicos, impulsionando o surgimento e o consumo de vestimentas e materiais esportivos com o objetivo de colaborar com o mercado e a indústria capitalista. Muitos indivíduos usam roupas esportivas sem saber para que esporte aquela roupa seja adequada, apenas usam tais roupas porque estão na moda ou porque determinado atleta usa aquela marca.

    7) Defina globalização:
    O conceito globalização começou a ser empregado desde de meados da década de 1980,
    em substituição a conceitos como internacionalização e transnacionalização. Originalmente, esta idéia era sustentada por setores que defendiam a maior participação de países em desenvolvimento, em especial os NICs ( New Industrialized Countries) Latino-Americanos e Asiáticos em uma economia administrada internacionalmente4. Somente ao fim da década de 1980 e, particularmente, na década de 1990 é que o termo globalização veio a ser empregado principalmente em dois sentidos: um positivo, descrevendo o processo de integração da economia mundial; e um normativo prescrevendo uma estratégia de desenvolvimento baseado na rápida integração com a economia mundial. Como todo conceito imperfeitamente definido, Globalização significa coisas distintas para diferentes pessoas5. Pode-se, no entanto perceber quatro linhas básicas de interpretação do fenômeno: (i)- globalização como uma época histórica; (ii)- globalização como um fenômeno sociológico de compressão do espaço e tempo; (iii) globalização como hegemonia dos valores liberais; (iv) globalização como fenômeno socio-econômico. como hegemonia dos valores liberais; (iv) globalização como fenômeno socio-econômico.

    ResponderExcluir
  57. Nomes: Anna Paula Feitoza Ramos – A61JII – 5
    Layane Lourenço Silva – A51968 - 8
    1 - Defina Globalização.
    R: É a integração da economia mundial que prescreve uma estratégia do de-senvolvimento básico da economia mundial.
    OBS: tem 7 partes!!

    ResponderExcluir
  58. Nomes: Anna Paula Feitoza Ramos – A61JII – 5
    Layane Lourenço Silva – A51968 - 8

    2 - Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização.
    R: O processo de globalização diz respeito à forma de como os países intera-gem e aproximam das pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consi-deração os aspectos econômicos, culturais, sociais e políticos. Com isso, ge-rando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações fi-nanceiras, expandir seu negocio para mercados até então restrito ao seu mer-cado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm como conseqüência o aumento acirrado da concorrência.

    ResponderExcluir
  59. Nomes: Anna Paula Feitoza Ramos – A61JII – 5
    Layane Lourenço Silva – A51968 - 8

    3 - Descreva as fases do processo de globalização.
    - globalização comercial: é a integração dos mercados nacionais através do comércio internacional.
    - globalização financeira: integração dos mercados financeiros nacionais em um grande mercado financeiro internacional.
    - globalização produtiva: o processo de integração das estruturas produtivas domésticas, em uma estrutura produtiva internacional.

    ResponderExcluir
  60. Nomes: Anna Paula Feitoza Ramos – A61JII – 5
    Layane Lourenço Silva – A51968 - 8

    4 - Quais são os tipos de globalização? Descreva-os.
    Globalização da Informação – a livre circulação de informação ao redor do mundo.
    Globalização da mídia – obtendo acesso a mercados globais através de corpo-rações transnacionais de mídia e usando seu poder para promover e selecionar noticia e comentários que refletem os interesses econômicos da corporação (e respectivos interesses das empresas multinacionais).
    Globalização corporativa – obtendo acesso a mercados globais por corpora-ções transnacionais e utilizando os seus poderes e seus recursos para prosse-guir interesses corporativos deliberadamente ou incidentalmente, em detrimento dos interesses da sociedade civil e bem estar.
    Globalização econômica – a livre circulação de dinheiro e capitais ao redor do mundo.
    Globalização cultural – a dominação dos aspectos da cultura norte-americana, por vezes referido como “McCulture”, como no restaurante da cadeia McDo-nald’s.
    Globalização da língua – a dominação mundial do idioma inglês.

    ResponderExcluir
  61. Nomes: Anna Paula Feitoza Ramos – A61JII – 5
    Layane Lourenço Silva – A51968 - 8

    5 - Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?
    Vantagens - A abertura foi fundamental no combate à inflação e para a moder-nização da economia com a entrada de produtos importados, o consumidor foi beneficiado: podemos contar com produtos importados mais baratos e de me-lhor qualidade e essa oferta maior ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e mais qualidade.A globalização é que ela gera empregos, investimentos externos, trazem tecnologias, melhora a relação do país com os outros países, ajuda o país a participar das trocas comerciais internacionais, traz cultura de outros lugares.
    Desvantagens - A necessidade de modernização e de aumento da competitivi-dade das empresas produziu um efeito muito negativo, que foi o desemprego. Para reduzir custos e poder baixar os preços, as empresas tiveram de aprender a produzir mais com menos gente. Incorporavam novas tecnologias e máqui-nas. Desvaloriza a cultura nacional, faz com que as transnacionais se instalem em outros países pobres, explorando a matéria prima abundantemente e pagando mão de obra barata.

    ResponderExcluir
  62. Nomes: Anna Paula Feitoza Ramos – A61JII – 5
    Layane Lourenço Silva – A51968 - 8

    6 - Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?
    Uma nova visão política começou a ser adotada com a idéia de integra-ção entre países, surgiram novas tendências de acordos internacionais dando inicio ao nascimento dos blocos econômicos a fim de gerar um liberalismo no âmbito socioeconômico e promover assim a abertura de um mercado unificado, dando ênfase ao consumismo e às relações multiculturais dos países envolvidos. Neste contexto, surgiram a União Européia, o Mercosul, a Comecom, o NAFTA, o Pacto Andino e a Apec. Estes blocos se fortalecem cada vez mais e já se relacionam entre si. Desta forma, cada país, ao fazer parte de um bloco econômico, consegue mais força nas relações comerciais internacionais.
    O Brasil, por sua vez, foi se inserindo naturalmente dentro da globalização. No início, totalmente enfraquecido pela dívida externa, pelo descontrole da eco-nomia que andava de mãos dadas com as desigualdades sociais, o país começou a sofrer imposições políticas na economia pelos órgãos financeiros internacionais com o intuito de mantê-lo no âmbito financeiro mundial. Inicia-se, a partir disso, uma nova formulação administrativa seguindo um modelo de repasses de controles administrativos. O objetivo foi tornar cada estado brasileiro em uma espécie de acionista sem ônus nas estatais públicas. Era, a então chamada, preparação da base para as privatizações. Ao mesmo tempo, preocupados com o possível não pagamento das dívidas, os blocos econômicos em consenso começaram a elaborar medidas para criar condições para os países endividados pagarem seus débitos, e assim retomarem seus processos de crescimento. No final da primeira metade da década de 90, o Brasil dá o pontapé inicial privatizando estatais e aderindo às imposições do FMI. O neoliberalismo entra no país e fixa suas raízes nas estruturas da economia.

    O que se esperava de crescimento para os países devedores e princi-palmente para o Brasil não foi totalmente atingido, gerando, portanto uma cor-rente constante de desemprego, salários defasados e a continuidade de con-centração de riquezas. Novas políticas são projetadas e o FMI surge carregan-do a função de chefe econômico mundial e enfraquecendo os estados devedores com as imposições de novas medidas, submetendo os países devedores às vontades do mercado. Os olhares voltavam-se também para a exclusão social, quando surgiu um novo modelo fazendário no Brasil, de onde nasceu uma nova moeda, o Real, criado pelo então ministro Fernando Henrique Cardoso, que mais tarde eleito presidente, fortaleceu o novo sistema monetário do país. Uma das principais medidas que começou a ser posta em prática foi o combate à inflação e o aumento dos juros tendo como objetivo a queda do consumismo gerando uma conseqüente diminuição dos preços de bens e serviços. Aparentemente o país começou a se apresentar mais fortalecido em relação a outras épocas. Com uma moeda forte, inflação controlada e preços e salários fixados, os consumidores se sentiram mais seguros para usufruir dos bens e serviços dispostos na economia. Inicia-se a partir daí um novo período da globalização.

    ResponderExcluir
  63. Nomes: Anna Paula Feitoza Ramos – A61JII – 5
    Layane Lourenço Silva – A51968 - 8

    7 - Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?
    A Educação Física que, por diversos anos constituiu uma disciplina es-colar compreendida apenas pela prática dos esportes, necessita ser desenvol-vida nas fontes da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, totalizando a formação do indivíduo como a soma de todos os aspectos, analisando as inter-relações existentes em seu meio ambiente. Seu universo deve ser ampliado no processo de construção do conhecimento, aproximando-se e integrando-se as outras áreas do saber humano. Ela deve abranger a área da saúde, devendo promover divulgação de informações, enfatizarem o que designa e configuram a qualidade de vida, a saúde positiva, os fatores de risco. A modalidade deve manusear sua possibilidade de didática através de grupos, encenando a vida social, na qual os interesses da coletividade e individual podem divergir... O comportamento do jogo simula as atitudes nas situações concretas (Carvalho, 1998a; Gomes, 1998).
    A mudança de mentalidade faz-se necessária, eliminar equívocos futuros, resgatar valores e formular novas teorias. A atividade física necessita ser enfo-cada como fator determinante para o bem-estar físico e mental, estando ao alcance de todos e repercutindo seus ensinamentos para décadas futuras, pois um mundo mais digno será formado aos poucos, sendo responsabilidade e desejo inculto de todos. A transversalidade possibilita interpretar situações de jogos, danças, esportes, e o corpo vislumbrado como símbolo de um elemento que deve ser desmistificado (Sérgio, 2001; Pessoa, 2004).

    OBS: Essa é a ultima.

    ResponderExcluir
  64. A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.

    Primeira fase do processo de desenvolvimento da globalização

    Há, como em quase tudo que diz respeito à história, grande controvérsia em estabelecer-se uma periodização para estes cinco séculos de integração econômica e cultural, que chamamos de globalização, iniciados pela descoberta de uma rota marítima para as Índias e pelas terras do Novo Mundo. Frédéric Mauro, por exemplo, prefere separá-lo em dois momentos, um que vai de 1492 até 1792 (data quando, segundo ele, a Revolução Francesa e a Revolução Industrial fazem com que a Europa, que liderou o processo inicial da globalização, voltou-se para resolver suas disputas e rivalidades), só retomando a expansão depois de 1870, quando amadureceram as novas técnicas de transporte e navegação como a estrada-de-ferro e o navio à vapor.

    Segunda fase do processo de desenvolvimento da globalização

    Os principais acontecimentos que marcam a transição da primeira fase da globalização para a segunda dão-se nos campos da técnica e da política. A partir do século 18, a Inglaterra industrializa-se aceleradamente e, depois dela, a França, a Bélgica, a Alemanha e a Itália. A máquina à vapor é introduzida nos transportes terrestres (estradas-de-ferro) e marítimos (barcos à vapor) Conseqüentemente esta nova época será regida pelos interesses da indústria e das finanças, sua associada e, por vezes amplamenente dominante, e não mais das motivações dinásticas-mercantís. Será a grande burguesia industrial e bancária, e não mais os administradores das corporações mercantis e os funcionários reais quem liderará o processo. Esta interpenetração dos bancos com a indústria, com tendências ao monopólio ou ao oligopólio, fez com que o economista austríaco Rudolf Hilferding a denominasse de “O Capital Financeiro” (Das Finanz kapital, titulo da sua obra publicado em 1910), considerando-a um fenômeno novo da economia-politica moderna. Lenin definiu-a como a etapa final do capitalismo, a etapa do imperialismo.

    Alunos: Tatiana Jurema RA: A5798H-4
    Paulo Phellipe RA: A6310E-3

    ResponderExcluir
  65. Terceira fase do processo de desenvolvimento da globalização

    No decorrer do século 20 três grandes projetos de liderança da globalização conflitaram-se entre si: o comunista, inaugurado com a Revolução bolchevique de 1917 e reforçado pela revolução maoista na China em 1949; o da contra-revolução nazi-fascista que, em grande parte, foi uma poderosa reação direitista ao projeto comunista, surgido nos anos de 1919, na Itália e na Alemanha, extendendo-se ao Japão, que foi esmagado no final da 2ª Guerra Mundial, em 1945; e, finalmente, o projeto liberal-capitalista liderado pelos países anglo-saxãos, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos.

    Num primeiro momento ocorreu a aliança entre o liberalismo e o comunismo (em 1941-45) para a auto-defesa e, depois, a destruição do nazi-fascismo. Num segundo momento os vencedores, os EUA e a URSS, se desentenderam gerando a guerra fria (1947-1989), onde o liberalismo norte-americano rivalizou-se com o comunismo soviético numa guerra ideológica mundial e numa competição armamentista e tecnológica que quase levou a humanidade a uma catástrofe (a crise dos mísseis de 1962).
    Vantagens e desvantagens:
    As vantagens são da globalização é q ela gera empregos, investiemtos externos, traz tecnologias, melhora a relação do país com os outros países, ajuda o país a participar das trocas cormeciais internacionais, traz cultura de outros lugares.
    As desvantagens da globaçização é q ao mesmo tempo q ela gera emprego ela também causa desemprego, porq tecnologias de máquinas substitiu o homem, desvaloriza a cultura nacional, faz com q as transnacionais se instalem em outros países pobres, explorando a máteria prima abudantemente e pagando mão de obra barata.



    Alunos: Tatiana Jurema RA: A5798H-4
    Paulo Phellipe RA: A6310E-3

    ResponderExcluir
  66. Globalização no Brasil:
    As transformações ocorridas nos últimos anos demonstram que o mundo tornou-se pequeno para as relações humanas. Atualmente a técnica é apresentada como um meio que estabelece a expansão das nações. Todo esse processo de alteração em curtos intervalos de tempo possui grandes e graves conseqüências que ainda não são possíveis de serem medidas. O sistema capitalista tem se expandido por todos os cantos do planeta e gerando novas formas de relações entre as nações, onde o Estado tem perdido a importância frente a muitas questões financeiras. A divisão de classe é acentuada por esse método, contribuindo também para prejudicar o meio natural.
    Essas “turbulências” descritas acima se referem ao processo de globalização, que não é tão novo para o mundo. Desde que os portugueses e espanhóis (1450 – 1500) começaram a desbravar os oceanos procurando novas terras para os seus respectivos reinos, a globalização começou a tomar forma. Esse processo vem sendo acompanhando junto à civilização humana e nos anos de 1980 – 1990, a globalização pôde tomar forma de grande influência no mundo inteiro. Isso foi ocasionado em razão de que o mundo anteriormente bipolarizado em dois mundos – capitalistas e socialistas – foi transformado somente no mundo capitalista por esse demonstrar maior crescimento e poder frente ao socialista. Então com os fatos da queda do muro de Berlin, término do mundo socialista, fim da Guerra Fria, formação de Blocos Econômicos e o início da 3ª Revolução Industrial (essa centrado no conhecimento), o sistema capitalista pode “reinar” sem problemas e sem barreiras, construindo um mundo dito totalmente interligado e globalizado, assim transformando radicalmente o modo e sistema de vida de muitos países. Claro que atualmente já conhecemos todos os cantos de nosso planeta, senão pudera com a quantidade de satélites que nos vigiam dia e noite, e ir de uma ponta à outra do globo não são coisas impossíveis. Porém, o que se vê hoje em dia é um mundo literalmente pequeno, pois possuímos muitos meios de comunicação que encurtam as distâncias entre as nações, como por exemplo: correio, telegrama, fax, telefone, internet, e-mail, redes de televisão e rádios, e ainda os meios de transportes, sendo eles: carro, trem, avião e navios. Nessa grande rede que se forma, as pessoas se relacionam com qualquer outra pessoa e de qualquer lugar do mundo, sendo chamados de cidadãos do mundo e encurtando grandes distâncias. Essas redes transformam também as pessoas em cidadãos do mundo, onde a facilidade de circular em nosso planeta é somente barrado pelo capital.


    Alunos: Tatiana Jurema RA: A5798H-4
    Paulo Phellipe RA: A6310E-3

    ResponderExcluir
  67. Alunos:Estevam Martins Rodrigues RA:A426HI-8
    Sâmela Soraya RA:A597EH-7
    Globalização

    A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. A globalização é um fenômeno capitalista e complexo que começou na era dos descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Mas o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muito economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revolução Tecnológica. Atualmente os grandes beneficiários da globalização são os grandes países emergentes, especialmente o BRIC, com grandes economias de exportação, grande mercado interno e cada vez maior presença mundial.Tipos de Globalização Globalização da Informação – a livre circulação de informação ao redor do mundo. Globalização da Mídia - obtendo acesso a mercados globais através de corporações transnacionais de mídia e usando seu poder para promover e selecionar notícias e comentários que refletem os interesses econômicos da corporação (e respectivos interesses das empresas multinacionais).1.Globalização Corporativa - obtendo acesso a mercados globais Globalização Econômicos – a livre circulação de dinheiro e capitais ao redor do mundo. Globalização cultural - a dominação mundial dos aspectos da cultura norte-americana, Globalização da língua - a dominação mundial do idioma Inglês.2.Vantagens No caso brasileiro, a abertura foi ponto fundamental no combate à inflação e para a modernização da economia com a entrada de produtos importados, o consumidor foi beneficiado: podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade e essa oferta maior ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e mais qualidade3.Desvantagens Mas a necessidade de modernização e de aumento da competitividade das empresas, produziu um efeito muito negativo, que foi o desemprego. Para reduzir custos e poder baixar os preços, as empresas tiveram de aprender a produzir mais com menos gente. Incorporavam novas tecnologias e máquinas. O trabalhador perdeu espaço e esse é um dos grandes desafios que, não só o Brasil.Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?A globalização é tida hoje como um processo universal, inexorável, irreversível e já consumado em sua forma atual.A partir deste ponto, ao nos reportarmos à educação física, possíveis pensamentos que podem (e devem) ser refletidos são: sobre a sua contribuição na formação deste novo trabalhador (de acordo com estas tendências), além da sua permanência no âmbito escolar caso não contemple, em sua prática, para essa formação. Na escola, matérias como Português, Matemática e Inglês têm valor para estas novas tendências, principalmente, pelo corpo de conhecimento que possuem.Alunos:Estevam Martins Rodrigues RA:A426HI-8
    Sâmela Soraya RA:A597EH-7

    ResponderExcluir
  68. Alunas: Luana Leite Passos
    Alessandra Jardim
    Turma: EF1E30 Transferidas da EF1A30

    Globalização
    A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.

    Fases da Globalização

    Primeira Fase.
    Há, como em quase tudo que diz respeito à história, grande controvérsia em estabelecer-se uma periodização para estes cinco séculos de integração econômica e cultural, que chamamos de globalização, iniciados pela descoberta de uma rota marítima para as Índias e pelas terras do Novo Mundo. Frédéric Mauro, por exemplo, prefere separá-lo em dois momentos, um que vai de 1492 até 1792 (data quando, segundo ele, a Revolução Francesa e a Revolução Industrial fazem com que a Europa, que liderou o processo inicial da globalização, voltou-se para resolver suas disputas e rivalidades), só retomando a expansão depois de 1870, quando amadureceram as novas técnicas de transporte e navegação como a estrada-de-ferro e o navio à vapor.

    ResponderExcluir
  69. CONTINUAÇÃO Luana Leite e Alessandra Jardim

    Segunda fase.

    Os principais acontecimentos que marcam a transição da primeira fase da globalização para a segunda dão-se nos campos da técnica e da política. A partir do século 18, a Inglaterra industrializa-se aceleradamente e, depois dela, a França, a Bélgica, a Alemanha e a Itália. A máquina à vapor é introduzida nos transportes terrestres (estradas-de-ferro) e marítimos (barcos à vapor) Conseqüentemente esta nova época será regida pelos interesses da indústria e das finanças, sua associada e, por vezes amplamenente dominante, e não mais das motivações dinásticas-mercantís. Será a grande burguesia industrial e bancária, e não mais os administradores das corporações mercantis e os funcionários reais quem liderará o processo. Esta interpenetração dos bancos com a indústria, com tendências ao monopólio ou ao oligopólio, fez com que o economista austríaco Rudolf Hilferding a denominasse de “O Capital Financeiro” (Das Finanz kapital, titulo da sua obra publicado em 1910), considerando-a um fenômeno novo da economia-politica moderna. Lenin definiu-a como a etapa final do capitalismo, a etapa do imperialismo.


    A Globalização recente (pós-1989)

    No decorrer do século 20 três grandes projetos de liderança da globalização conflitaram-se entre si: o comunista, inaugurado com a Revolução bolchevique de 1917 e reforçado pela revolução maoista na China em 1949; o da contra-revolução nazi-fascista que, em grande parte, foi uma poderosa reação direitista ao projeto comunista, surgido nos anos de 1919, na Itália e na Alemanha, extendendo-se ao Japão, que foi esmagado no final da 2ª Guerra Mundial, em 1945; e, finalmente, o projeto liberal-capitalista liderado pelos países anglo-saxãos, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos.



    Vantagens e desvantagens da globalização

    A abertura foi fundamental no combate à inflação e para a modernização da economia com a entrada de produtos importados, o consumidor foi beneficiado: podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade e essa oferta maior ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e mais qualidade.
    2-A globalização é que ela gera empregos, investimentos externos, traz tecnologias, melhora a relação do país com os outros países, ajuda o país a participar das trocas comerciais internacionais, traz cultura de outros lugares.

    Desvantagens da globalização


    1. A necessidade de modernização e de aumento da competitividade das empresas produziu um efeito muito negativo, que foi o desemprego. Para reduzir custos e poder baixar os preços, as empresas tiveram de aprender a produzir mais com menos gente. Incorporavam novas tecnologias e máquinas.

    2. Desvaloriza a cultura nacional, faz com que as transnacionais se instalem em outros países pobres, explorando a matéria prima abundantemente e pagando mão de obra barata

    ResponderExcluir
  70. ESTEVAM MARTINS RODRIGUES A426HI-8
    SAMELA SORAYA
    Globalização
    Questão 1
    A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como conseqüência o aumento acirrado da concorrência. A globalização é um fenômeno capitalista e complexo que começou na era dos descobrimentos e que se desenvolveu a partir da revolução industrial. Mas o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da revoluçao tecnológica. Sua origem pode ser traçada do período mercantilista iniciado aproximadamente no século XV e durando até o século XVIII, com a queda dos custos de transporte marítimo, e aumento da complexidade das relações políticas européias durante o período. Este período viu grande aumento no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes, particularmente nas novas colônias européias. Já em meio à Segunda Guerra Mundial surgiu, em 1941, um dos primeiros sintomas da globalização das comunicações: o pacote cultural-ideológico dos Estados Unidos incluía várias edições diárias de o repórter esso , uma síntese noticiosa de cinco minutos rigidamente cronometrados, a primeira de caráter global, transmitido em 14 países do continente americano por 59 estações de rádio, constituindo-se na mais ampla rede radiofônica mundial.É tido como início da globalização moderna o fim da Segunda Guerra mundial, e a vontade de impedir que uma monstruosidade como ela ocorresse novamente no futuro, sendo que as nações vitoriosas da guerra e as devastadas potências do eixo chegaram a conclusão que era de suma importância para o futuro da humanidade a criação de mecanismos diplomáticos e comerciais para aproximar cada vez mais as nações uma das outras. Deste consenso nasceu as nações unidas, e começou a surgir o conceito de bloco econômico pouco após isso com a fundação da - CECA. Necessidade de expandir seus mercados levou as nações a aos poucos começarem a se abrir para produtos de outros países, marcando o crescimento da ideologia econômica do liberalismo. Atualmente os grandes beneficiários da globalização são os grandes países emergentes, especialmente o bric, com grandes economias de exportação, grande mercado interno e cada vez maior presença mundial. Antes do BRIC, outros países fizeram uso da globalização e economias voltadas a exportação para obter rápido crescimento e chegar ao primeiro mundo, como os tigres asaticos na década de 1980 e Japao na década de 1970.

    ResponderExcluir
  71. ESTEVAM MARTINS RODRIGUES A426HI-8
    SAMELA SORAYA
    Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?
    A globalização é tida hoje como um processo universal, inexorável, irreversível e já consumado em sua forma atual. Sobre esta idéia (ideologia), podemos perceber que este processo já estava para acontecer, se fazendo necessário ao ponto de não se questionar seus determinantes como se fosse a ordem natural das coisas, cabendo aos países do capitalismo periférico se adaptarem a esta realidade. A globalização em sua essência prega, por um mundo sem fronteiras que impeça o livre comércio e as relações afins entre os países, promovendo um mercado livre que regulará as relações sociais de produção. Em contrapartida, sabemos que na verdade a globalização é um processo concentrador e excludente, que só vem a atender os interesses dos países do capitalismo central, deixando os países do capitalismo periférico à sua mercê. Com a reorganização do mundo do trabalho ditadas pela globalização, um novo perfil de trabalhador se faz necessário para atender as exigências de um mercado dinâmico. Ao se pensar neste trabalhador, é válido imaginar quem vai prepará-lo. A partir daí nos remete a pensar na escola, e com isso, nas adaptações feitas no plano educacional. O corpo de conhecimentos, tratados na escola, será para preparar o indivíduo para um mercado de trabalho a qual não caberá a crítica da realidade. Um outro ponto que merece ser mencionado é que o professor também deverá ser preparado para contribuir com essa formação. Isto nos remete a pensar na formação desses professores. A universidade também passa por este reajuste, principalmente no que concerne a adaptar os perfis profissionais às contínuas transformações no mercado de trabalho. Com relação à licenciatura, a formação do futuro professor deverá lhe possibilitar uma intervenção subordinada não só a uma visão tecnicista, mas para, além disto, uma visão multifuncional, visando a superação de modelos de produção do passado. Para questão de elucidação, estes modelos se baseavam no trabalhador adquirir modos de pensar definidos e restritos a partir do lugar a ser ocupado no trabalho segmentado e hierarquizado, denotando uma total alienação de todo o processo de produção. Um exemplo clássico destes modelos é a linha de montagem das fábricas de veículos, onde cada trabalhador tem uma função específica a desenvolver na construção dos mesmos, não tendo que pensar criticamente em seu labor, mas apenas desenvolver movimentos repetidos. A partir deste ponto, ao nos reportarmos à educação física, possíveis pensamentos que podem (e devem) ser refletidos são: sobre a sua contribuição na formação deste novo trabalhador (de acordo com estas tendências), além da sua permanência no âmbito escolar caso não contemple, em sua prática, para essa formação. Na escola, matérias como Português, Matemática e Inglês têm valor para estas novas tendências, principalmente, pelo corpo de conhecimento que possuem.

    ResponderExcluir
  72. Defina globalização

    A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.

    JULIANO FERNANDES LOPES DE ALENCAR
    RA:A71AFF-6

    ResponderExcluir
  73. Descreva as fases do processo de globalização:

    A primeira fase da Globalização (1450-1850)
    Por mares nunca dantes navegados/.....Em perigos e guerra esforçados, mais do que prometia a força humana/ E entre gente remota edificaram/ Novo reino, que tanto sublimaram” - Luís de Camões - Os Lusíadas, Canto I, 1572

    A segunda fase da Globalização "Por meio de sua exploração do mercado mundial ,a burguesia deu um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países...As velhas indústrias nacionais foram destruídas ou estão-se destruindo-se dia a dia....Em lugar das antigas necessidades satisfeitas pela produção nacional, encontramos novas necessidades que querem para a sua satisfação os produtos das regiões mais longínquas e dos climas os mais diversos. Em lugar do antigo isolamento local...desenvolvem-se, em todas as direções, um intercâmbio e uma interdependência universais.." - Karl Marx - Manifesto Comunista, 1848

    Juliano Fernandes Lopes de Alencar
    RA:A71AFF-6

    ResponderExcluir
  74. Continuação

    Quais são as vantagens e desvantagens da
    globalização:

    Quase tudo na nossa sociedade tem as suas vantagens e suas desvantagens. Por isso que, a globalização no mundo hoje em dia tem as vantagens, mas, também tem as desvantagens. Podemos dizer que a partir do momento que se começou a usar a globalização no mundo foi fundamental para que se possa combater a inflação no mundo e para que a nossa economia se tornasse mais moderna do que antes.
    Entre outros benefícios é que os produtos importados estão ficando mais baratos e qualidade deles está melhorando cada vez mais e, com isso acabou ampliando para os consumidores para que pudessem estar tendo mais disponibilidade com os produtos nacionais, tendo os seus preços menores e ainda mais com qualidade. A globalização também da oportunidade para que mais pessoas estejam tendo mais emprego, os investimentos acabam aumentando e o mais importante acaba melhorando a relação com outros países.

    Juliano Fernandes Lopes de Alencar
    Ra A71AFF-6

    ResponderExcluir
  75. Continuação

    Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?

    O Brasil conseguiu se relacionar com a globalização desde os tempos em que era uma simples colônia de exploração.Passado os anos, o Brasil conseguiu almejar espaços maiores dentro do mundo globalizado a partir do momento em que empresas multinacionais começaram a implantar filias em nosso país.Posteriormente, com a população enriquecendo, milionários querendo implantar empresas em nosso território,o Brasil abriu suas portas como meio de aproveitar a importação de bens para a população e a exportação de produtos como meio de ajuda na economia brasileira com o uso da balança comercial favorável,exportação sobreposta a importação.

    Juliano Fernandes Lopes De Alencar

    ResponderExcluir
  76. Quais são os tipos de globalização? descreva-os

    Tipos de Globalização Globalização da Informação – a livre circulação de informação ao redor do mundo. Globalização da Mídia - obtendo acesso a mercados globais através de corporações transnacionais de mídia e usando seu poder para promover e selecionar notícias e comentários que refletem os interesses econômicos da corporação (e respectivos interesses das empresas multinacionais).
    telefones fixos, fax e celulares que facilitam as comunicações entre empresas facilitando a importação e exportação, empresas e consumidores, as direções são tomadas em um país e repassadas minutos depois, e posteriormente surgiu a internet, mais rápida e mais eficiente, facilitando os fluxos de capitais e investimentos, por fim, os satélites melhoraram a difusão de informações através dos veículos de comunicação em massa, como televisão e rádio), nos transportes as tecnologias foram nas rodovias, hidrovias, ferrovias, portos e aeroportos e também nos próprios meios de transportes (caminhões mais modernos e rápidos, balsas e barcos com boa capacidade de cargas e de velocidade, ferrovias, os navios estão mais modernos com maior capacidade de peso e velocidade e esses são os mais importantes no processo de importação e exportação, já que 75% dos fluxos das mercadorias ocorrem nesse transporte).

    Juliano Fernandes Lopes de Alencar
    RA A71AFF-6

    ResponderExcluir
  77. Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?

    A globalização exerce forte influência no profissional de educação física visando que este profissional deve estar atento e ligado para todas as questões cotidianas.
    Por se trata interferir positivamente no seu desenvolvimento; atuar no mercado de trabalho, O profissional liberal atua indistintamente nas iniciativas, Desenvolver junto à formação do profissional de Educação Física uma consciente das mudanças estruturais induzidas pela globalização

    Juliano Fernandes Lopes de Alencar
    RA A71AFF-6

    ResponderExcluir
  78. 1- Como e considerado o Esporte nas atividades econômica.
    Que mais crescem tem nos mercados globalizados, o que tem estimulado a entrada de grande corporações empresarias e tem requerido métodos modernos de administração (proni,1998).
    2-Explique a divulgação do esporte dentro da globalização:
    E o espaço dado ao esporte pela cobertura midiática o auxiliam a cumprir sua função de instrumento para abrir mercado de seus supérfluos e desnecessários.
    3-O que o esporte assumiu na sociedade capitalista.
    Assumiu um caráter ideológico e interesseiro na busca do rendimento financeiro postado,entre outros aspectos ,no consumo de roupas esportivas,na criação de complexos multinacionais esportivos e na e exploração da imagens televisiva.
    .
    4-Qual a transformação do esporte em campos de abertura da globalização econômica?

    Esta se transformando num gigantesco fenômeno social,político e financeiro,cada vez mais presente no cotidiano da população
    5-Fale do esporte no mundo globalizado.
    O esporte tem ganhado significativa importância para as políticas governamentais contra as condições para indignas de vida como artifício para legitimar governo autoritários ou ainda para desviar a atenção de escândalos e problemas estruturais.

    Aluno:Juliano Fernandes Lopes de Alencar
    EF1a30 Ra:A71AFF-6

    ResponderExcluir
  79. nome : Nayara barbosa RA:A5885F-5
    Kátia jackeline
    1-Defina a Globalização?
    Não existe uma definição única e universalmente aceita para a globalização. Como acontece com todos os conceitos nucleares das ciências, seu sentido exato é contestável. O conceito de globalização denota muito mais do que a ampliação de relações e atividades sociais atravessando regiões e fronteiras. E que ele sugere uma magnitude ou intensidade crescente de fluxos globais, de tal monta que Estados e sociedades ficam cada vez mais enredados em sistemas mundiais e redes de interação. Em conseqüência disso, ocorrências e fenômenos distantes podem passar a ter sérios impactos internos, enquanto os acontecimentos locais podem gerar repercussões globais de peso. Em outras palavras, a globalização representa uma mudança significativa no alcance espacial da ação e da organização social, que passa para uma escala inter-regional ou intercontinental.

    2. Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização.
    - decadência dos modelos alternativos ao capitalismo;
    - enfraquecimento dos estados nacionais e da identidade nacional;
    - formação de organismos internacionais para administração econômica, social e política (ONU. FMI, BIRD)
    - informática revoluciona a produção de bens e a divisão internacional do trabalho com o advento da comunicação em massa;
    - fase planetária do capitalismo com a hegemonia do EUA
    Alguns autores acreditam que a globalização começou a partir das Grandes Navegações européias e que isso permitiu aos homens ter, pela primeira vez, a imagem geográfica do planeta. Outros dizem que é uma consequência natural do desenvolvimento do capitalismo que nasceu nas entranhas do feudalismo nas cidades medievais e se expandiu, progressivamente, constituindo mercados e Estado nacionais. Mas Strazzacappa e Montanari afirmam que “a globalização se iniciou a partir do instante em que alguns homens primitivos de uma aldeia qualquer tiveram a iniciativa de entrar em contato com a aldeia vizinha” ... Com base nesse raciocínio, podemos estabelecer o início da globalização onde quisermos.

    ResponderExcluir
  80. Leandro Amorim Pereira de Oliveira RA: A6086G1
    Renan Vieira
    Turma: EF2E30

    TRABALHO - 2

    1- Defina Globalização.
    2-Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização.
    3-Descreva as fases do processo de globalização.
    4-Quais são os tipos de globalização? Descreva-os.
    5-Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?
    6-Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?
    7-Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?

    RESPOSTAS DAS QUESTÕES-


    1-A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados.
    2-A globalização é um fenômeno capitalista e complexo que começou na era dos descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Mas o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revolução Tecnológica.
    3-Sua origem pode ser traçada do período mercantilista iniciado aproximadamente no século XV e durando até o século XVIII, com a queda dos custos de transporte marítimo, e aumento da complexidade das relações políticas europeias durante o período. Em meio à Segunda Guerra Mundial surgiu, em 1941, um dos primeiros sintomas da globalização.
    4-A globalização das comunicações tem sua face mais visível na internet, a rede mundial de computadores onde várias pessoas interagem e buscam informações.globalização qualidade de vida o acesso instantâneo de tecnologias, principalmente novos medicamentos, novos equipamentos cirúrgicos e técnicas e globalização industrial com a produção distribuída entre vários países, seja para criação de um único produto, onde cada empresa cria uma parte, seja para criação do mesmo produto em vários países para redução de custos e ganhar vantagem competitivas no acesso de mercados regionais.
    5- A vantagem da globlização é que a vida torna-se mais prática, o desenvolvimeto gera comodidade para quem pode usufruir dos seus benefícios. E a desvantagem é que com ela há maior desigualdade social , a pessos só querem consumir sem se importarem com as consequências ambientais e sociais.
    6-Como todos os países subdesenvolvidos o Brasil procura acompanhar o progresso que a globalização proporciona, embora esteja muito longe de alcançar as grandes potências mundiais. Durante muito tempo o Brasil sofre influências dos Estados Unidos, que através de filmes,e do seu poder econômico, aproveita do processo da globalização para Impor ao mundo sua maneira de viver.
    7- Com a globalização há sempre renovações, a mídia hipnotiza as pessoas e isso afeta também o profissional de Educação Física que tem que manter-se atualizado, lidar com alunos cada vez mais exigentes, e tem que adaptar o tempo todo, para não se tornar um profissional obsoleto.

    ResponderExcluir
  81. Acadêmicas: Evelyn Lago RA:A608IB-9
    Graziele Pereira RA:A55EAC-3
    Turma: EF2E30

    1-Defina Globalização.

    A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados.

    2- Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização.

    O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.

    3- Descreva as fases do processo de globalização. Quais são os tipos de globalização?Descreva-os.

    •globalização comercial: é a integração dos mercados nacionais através do comércio internacional.
    • globalização financeira: integração dos mercados financeiros nacionais em um grande mercado financeiro internacional.
    • globalização produtiva: o processo de integração das estruturas produtivas domésticas, em uma estrutura produtiva internacional.

    ResponderExcluir
  82. Acadêmicas: Evelyn Lago RA:A608IB-9
    Graziele Pereira RA:A55EAC-3
    Turma: EF2E30

    ---------------- CONTINUAÇÃO ----------------

    4- Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?

    VANTAGENS- é que ela gera empregos, investimentos externos, trás tecnologias, melhora a relação do país com os outros países, ajuda nas trocas cormeciais internacionais, trás cultura de outros lugares.

    DESVANTAGENS- ao mesmo tempo que ela gera emprego ela também causa desemprego, porque as máquinas estão substitindo cada vez mais o trabalho manula, desvalorizando assim a cultura nacional, faz com que as transnacionais se instalem em outros países pobres, explorando a máteria prima abudantemente e pagando mão de obra barata.

    5- Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?

    A globalização da economia tem trazido prejuízos a trabalhadores em países como o Brasil. Esses prejuízos se manifestam, basicamente, por meio do desemprego. Chegam de outros países, ao mercado brasileiro, artigos mais baratos do que os equivalentes nacionais. Com isso, fábricas brasileiras fecham ou reduzem os seus negócios, aumentando o desemprego (que tem também outras razões, como o desenvolvimento tecnológico que se dá igualmente em escala mundial). Mas esse não é o único modo pelo qual a globalização pode prejudicar os trabalhadores brasileiros. O país está cada vez mais dependente da entrada de capitais especulativos, atraídos pelos juros altos. No entanto, esses capitais podem fugir a qualquer momento, causando uma crise.

    6-Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?

    A globalização é tida hoje como um processo universal, inexorável, irreversível e já consumado em sua forma atual. Sobre esta ideologia, podemos perceber que este processo já estava para acontecer, se fazendo necessário ao ponto de não se questionar seus determinantes como se fosse a ordem natural das coisas, cabendo aos países do capitalismo periférico se adaptarem a esta realidade. A globalização em sua essência, prega, por um mundo sem fronteiras que impeça o livre comércio e as relações afins entre os países, promovendo um mercado livre que regulará as relações sociais de produção (PINHEIRO, 1997).o esporte globalizado encontra campo aberto para seu pleno desenvolvimento. Amparado sobre as mesmas bases do processo de globalização, alimenta-se da cultura de consumo, criando e recriando hábitos, normas, sonhos; vendendo imagens, gestos, roupas e etc. Em suas articulações, contradições são camufladas pelo factual e a alegria do consumo. Com a reorganização do mundo do trabalho ditadas pela globalização, um novo perfil de trabalhador se faz necessário para atender as exigências de um mercado dinâmico. Ao se pensar neste trabalhador, é válido imaginar quem vai prepará-lo. A partir daí nos remete a pensar na escola, e com isso, nas adaptações feitas no plano educacional. O corpo de conhecimentos, tratados na escola, será para preparar o indivíduo para um mercado de trabalho a qual não caberá a crítica da realidade.

    ResponderExcluir
  83. Acadêmicas: Evelyn Lago RA:A608IB-9
    Graziele Pereira RA:A55EAC-3
    Turma: EF2E30

    1-Defina Globalização.

    A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados.

    2- Explique o processo histórico de desenvolvimento da globalização.

    O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.

    3- Descreva as fases do processo de globalização.

    • globalização comercial: é a integração dos mercados nacionais através do comércio internacional.
    • globalização financeira: integração dos mercados financeiros nacionais em um grande mercado financeiro internacional.
    • globalização produtiva: o processo de integração das estruturas produtivas domésticas, em uma estrutura produtiva internacional.

    ResponderExcluir
  84. Acadêmicas: Evelyn Lago RA:A608IB-9
    Graziele Pereira RA:A55EAC-3
    Turma: EF2E30

    ----------------- CONTINUAÇÃO ---------------

    4- Quais são os tipos de globalização? Descreva-os.

    • Globalização da informação: a livre circulação de informação ao redor do mundo.

    • Globalização da mídia: através de corporações transnacionais de mídia e usando seu poder para promover e selecionar notícias e comentários que refletem os interesses econômicos.

    • Globalização cooperativa: utilizando os seus poderes e recursos para prosseguir os interesses cooperativos deliberadamente ou incidentalmente.

    • Globalização econômica: a livre circulação do dinheiro.

    • Globalização cultural: a dominação mundial dos aspectos de cultura norte-americana

    • Globalização da língua: a dominação do idioma inglês.

    5- Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?

    VANTAGENS- é que ela gera empregos, investimentos externos, trás tecnologias, melhora a relação do país com os outros países, ajuda nas trocas cormeciais internacionais, trás cultura de outros lugares.

    DESVANTAGENS- ao mesmo tempo que ela gera emprego ela também causa desemprego, porque as máquinas estão substitindo cada vez mais o trabalho manula, desvalorizando assim a cultura nacional, faz com que as transnacionais se instalem em outros países pobres, explorando a máteria prima abudantemente e pagando mão de obra barata.

    6- Como nosso País se relacionou com o processo de globalização?

    A globalização da economia tem trazido prejuízos a trabalhadores em países como o Brasil. Esses prejuízos se manifestam, basicamente, por meio do desemprego. Chegam de outros países, ao mercado brasileiro, artigos mais baratos do que os equivalentes nacionais. Com isso, fábricas brasileiras fecham ou reduzem os seus negócios, aumentando o desemprego (que tem também outras razões, como o desenvolvimento tecnológico que se dá igualmente em escala mundial). Mas esse não é o único modo pelo qual a globalização pode prejudicar os trabalhadores brasileiros. O país está cada vez mais dependente da entrada de capitais especulativos, atraídos pelos juros altos. No entanto, esses capitais podem fugir a qualquer momento, causando uma crise.

    7- Como a globalização interfere na atuação do profissional de Educação Física?

    A globalização é tida hoje como um processo universal, inexorável, irreversível e já consumado em sua forma atual. Sobre esta ideologia, podemos perceber que este processo já estava para acontecer, se fazendo necessário ao ponto de não se questionar seus determinantes como se fosse a ordem natural das coisas, cabendo aos países do capitalismo periférico se adaptarem a esta realidade. A globalização em sua essência, prega, por um mundo sem fronteiras que impeça o livre comércio e as relações afins entre os países, promovendo um mercado livre que regulará as relações sociais de produção (PINHEIRO, 1997).o esporte globalizado encontra campo aberto para seu pleno desenvolvimento. Amparado sobre as mesmas bases do processo de globalização, alimenta-se da cultura de consumo, criando e recriando hábitos, normas, sonhos; vendendo imagens, gestos, roupas e etc. Em suas articulações, contradições são camufladas pelo factual e a alegria do consumo. Com a reorganização do mundo do trabalho ditadas pela globalização, um novo perfil de trabalhador se faz necessário para atender as exigências de um mercado dinâmico. Ao se pensar neste trabalhador, é válido imaginar quem vai prepará-lo. A partir daí nos remete a pensar na escola, e com isso, nas adaptações feitas no plano educacional. O corpo de conhecimentos, tratados na escola, será para preparar o indivíduo para um mercado de trabalho a qual não caberá a crítica da realidade.

    ResponderExcluir
  85. Diego Quimas de Souza
    RA: A61HIA-7
    Luiz Henrique de Oliveira Ribeiro
    RA: A625EI-9
    Turma: EF2E30




    Resumo
    (Esporte e Globalização)


    Nesse mundo globalizado o esporte é um caminho para as instituições governamentais “desligarem” a população dos problemas estruturais existentes. Fazem isso com a realização de eventos esportivos, eventos que eram pra trazer em seus objetivos a relação do ser humano, da sociedade no todo com o esporte, mas acontece totalmente o contrário, pois tais eventos são produzidos na intenção do Estado em ganhar capital e acumular lucro. Com isso, o esporte virou uma peça fundamental para a consolidação da ideologia burguesa.
    O esporte não é algo “independente”, ou seja, está ligado ao capitalismo industrial e à grandes marcas , empresas, empresários, etc. O esporte não aparece apenas como forma de exercitar o corpo e a mente, da prática propriamente dita do esporte, mas tudo que está relacionado à ele, tem um ganho lucrativo para o Estado ou para quem está por trás dos eventos esportivos. Quando se fala em relação ao meio industrial e a grandes marcas, é notável quando vemos essas grandes marcas utilizarem vários atletas conhecidos mundialmente para fazerem a propagando dos produtos proposto por ela, com isso grande parte da população compra deste ou destes produtos, mas na maioria das vezes não por saberem qual a modalidade esportiva usa aquele uniforme, aquela roupa ou tênis, ou por gostar de tal modalidade e por isso usar, mas sim por que o ídolo, ou aquele atleta famoso usa. Como conseqüência disso o meio capitalista só faz crescer e as ambições industriais tornam-se cada vez mais “atrevidas”, porém chegando ao objetivo proposto, como por exemplo, a Nike em 1996, na tentativa de ampliar seus mercados na Ásia, Europa e América do Sul, gastou cerca de 100 milhões de dólares com patrocínio de atletas e entidades esportivas e suas vendas globais alcançaram a casa de 5 bilhões de dólares.
    Portando, percebe-se a ligação do esporte com o meio capitalista, não só pela produção de roupas, de objetos de cada modalidade ou de cada atleta, time, etc. Mas sim pelo alto lucro gerado por ele. Com isso, a visão que pode ter é que o esporte está cada vez mais próximo da população, porém não só com um objetivo, mas com vários: fenômeno social, político e financeiro.







    Questões


    1. O que consiste na tese central de Rigauer?
    R: Consiste no fato que o esporte não é um sistema à parte, mas de diversas formas interligado com o desenvolvimento social, cuja ordem está na sociedade burguesa e capitalista.

    2. O que ressaltaram Taffarel e Santos Jr.?
    R: O esporte e a sua organização alienam, manipulam e mantêm uma elite esportiva sobre a máxima “mais alto, forte e veloz” que efetivamente joga e disputa medalhas.

    3. Cite exemplos da manifestação do esporte.
    R: Transmissões de jogos pela televisão; o espaço reservado ao programas esportivos; o aumento de número de jornais e revistas especializadas; a construção de praças esportivas e proliferação de academias.

    4. Em tempos de abertura e globalização econômica em que está se transformando o esporte?
    R: Em um gigantesco fenômeno social, político e financeiro, cada vez mais presente no cotidiano da população.

    5. Como o fenômeno esportivo tomou a cultura corporal?
    R: Como expressão hegemônica, a cultura corporal especializou-se. Assim, os princípios que passaram a reger o esporte são rendimentos financeiros e os resultados competitivos.

    ResponderExcluir
  86. Alunas: Luana Leite Passos
    Alessandra Jardim
    Turma: EF1E30 Transferidas da EF1A30

    Globalização
    A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.

    ResponderExcluir
  87. Continuação: Luana Leite
    Alessandra Jardim

    Alunas: Luana Leite Passos
    Alessandra Jardim
    Turma: EF1E30 Transferidas da EF1A30

    Globalização
    A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.

    ResponderExcluir