segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Mensagem inicial

Caros alunos,

Nesse Blog poderemos interagir virtualmente. É um espaço que estarei utilizando para disponibilizar informações importantes e os arquivos relativos às aulas ministradas.

Segue abaixo o link para acessar os arquivos com os cronogramas das disciplinas ministradas por mim.

Solicito que leiam e observem como as atividades serão desenvolvidas ao longo do semestre.

Atenção especial deve ser dada ao item avaliação, pois nele estão descritos os critérios de atribuição das médias e notas que foram discutidos em sala de aula.

LINK PARA CRONOGRAMAS E MATERIAIS



Um abraço,

Prof. Pedro Paulo

10 comentários:

  1. Professor ai está a respostas das perguntas da aula de ontem, não pra deu pra entrar ontem , me descupe!

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    Educação Física - 2° Semestre/2010-Matutino

    - Acadêmicas
    Alyne Estrela de Morais RA:A44507-2(EFAB30)
    Evelyn de Andrade do Lago RA:A608IB-9(EF2B30)
    ( TRANSFERIDAS )

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    1. Descreva o perfil do profissional de Educação Física de acordo com os pressupostos teóricos de Durkheim.
    R: De acordo com a teori de Durkhei o perfil do profissional de Ed. Física, usa seu trabalho como meio de influência, icentivando seus clientes a serem consumistas de acordo com o que a mídia impõe. Levando-as a não se preocuparem apenas com a saúde mas sim com a beleza. O Educador Físico prioriza os campos de trabalho que lhe oferecem maiores oportunidades de aumentar seu capital.
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    2. Descreva o perfil do profissional de Educação Física de acordo com os pressupostos de Max Weber.
    R: De acordo com a Teória de Weber, o perfil do profissional de educação Física é o contrário de Durkhein, o Educador Físico impõe aos seus clientes que quem compõe o meio são eles, e não o meio que compõe a humanidade. O que impota pra ele não é o que você tem, e sim o que você é.
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    3. Conceitue desigualdade social como fato social e ação social.
    R: A desigualdade é um fato social , pois está presente em qualquer lugar do mundo.
    Ação Social, é um meio encontrado pela sociedade, onde os que tem uma melhor condição financeira ajudam os necessitados.
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    4.Escolha um problema social e interprete-o numa perspectiva Weberiana.
    R:"Violência"- Na visão de Weber o indivíduo reproduz aquilo que se vive no meio social, logo se uma pessoa é criada no mundo da criminalidade quando adulto provavelmente se tornará um criminoso, violência independente da situação é um meio encontrado para
    sobrevivência.
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  2. Nomes:Lucas Sampaio de Menezes R.A:A66CBC-8
    Antônio Marcos
    EF1B30

    Esporte e globalização

    O esporte no mundo globalizado se organiza em torno do capitalismo industrial e ainda utiliza-se do esporte como aparelho ideológico do Estado, na tentativa de consolidar a ideologia burguesa.
    O esporte na sociedade capitalista assumiu um caráter ideológico e interesseiro na busca do rendimento financeiro pautado, entre outros aspectos, no consumo de roupas esportivas, na criação de complexos multinacionais esportivos e na exploração da imagem televisiva.
    Atualmente o esporte é considerado uma das atividades econômicas que mais crescem nos mercados globalizados, o que tem estimulado a participação de grandes corporações empresariais e tem requerido métodos modernos de administração. È importante ressaltar que a evolução do esporte acompanhou os avanços tecnológicos, impulsionando o surgimento e o consumo de vestimentas e materiais esportivos com o objetivo de colaborar com o mercado e a indústria capitalista.
    A divulgação e o espaço dado ao esporte pela cobertura midiática o auxiliam a cumprir sua função de instrumento para abrir mercados de bens supérfluos e desnecessário.Assim, as “multinacionais esportivas” usam os eventos esportivos para vender cada vez mais seus produtos, explorando a mão-de-obra barata dos países subdesenvolvidos.

    Questões

    1. Qual a participação da mídia na venda de produtos esportivos?
    A mídia divulga a o grande público os produtos esportivos através de propaganda e cobertura dos grandes eventos.
    2. De que forma o esporte é utilizado para legitimar regimes autoritários?
    O esporte é utilizado para legitimar regimes autoritários como elemento dispersador de manifestações populares contra as condições indignas de vida, desviar a atenção de escândalos e problemas estruturais.
    3.Qual o objetivo dos grandes empresários a o patrocinarem grandes eventos esportivos?
    O objetivo de grandes empresários a o patrocinarem grandes eventos esportivos e divulgar seus produtos.
    4.Qual é o maior objetivo do esporte dentro da lógica capitalista?
    O maior objetivo do esporte dentro da lógica capitalista é buscar o maior rendimento financeiro possível e afirmar a ideologia vigente.
    5.Qual é o papel que exercem os países subdesenvolvidos dentro do esquema das grandes corporações industriais e suas marcas esportivas?
    Os países subdesenvolvidos além de mercados consumidores das grandes corporações vendem mão-de-obra barata.

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  3. Bruno Gomes(A68CBJ-6) e Manuela da Silva(A373DE-3), 1° Semestre
    EF1A30 - Ed. física UNIP

    RESUMO DO TEXTO
    Esporte e globalização

    O esporte no mundo globalizado teve um ganho significativo para as políticas governamentais como elemento dispersador de manifestações populares contra as condições indignas de vida, como artifício para legitimar governos autoritárias ou ainda para desviar a atenção de escândalos e problemas estruturais.

    Lembrando, que o esporte na sociedade capitalista assumiu um caráter ideológico e interesseiro na busca do rendimento físico, entre outros aspectos, no consumo de roupas esportivas, na criação de complexos multinacionais esportivos e na exploração da imagem televisa. A comercialização do espetáculo esportivo comprova que o objetivo do esporte de competição é o lucro, porque os organizadores e promotores se interessam, sobretudo pela rentabilidade econômica. Estudos de Vaz, o mesmo relata a contribuição de Bero Rigauer e Jean-Marie Brohm para a Teoria da Crítica do Esporte. Assim, o esporte moderno capitalista, está presente no nosso cotidiano.

    Brohm, sintetiza a função ideológica do esporte, conceituando-o como um aparelho ideológico do estado que cumpre um triplo papel: reproduz ideologicamente as relações sociais burguesas, tais com hierarquia, subserviência, obediência; propaga uma ideologia organizacional específica para a instituição esportiva, envolvendo competição e recordes; transmite em larga escala, os temas universais de ideologia burguesa, como o mito do super-homem, individualismo, ascensão social, sucesso e eficiência.

    O esporte está se transformando num gigantesco fenômeno social, político e financeiro, cada vez mais presente no cotidiano da população. Exemplos de suas manifestações são as transmissões de jogos pela televisão, o espaço reservado aos programas esportivos, o aumento número de jornais e revistas especializados, a construção de peças esportivas e a proliferação de academias.

    O esporte, atualmente, é considerado uma das atividades econômicas que mais crescem nos mercados globalizado, o que tem estimulado a entrada de grandes corporações empresarias e tem requerido métodos modernos e administração. Muitos indivíduos usam roupas esportiva sem saber para que esporte aquela roupa seja adequada, apenas usam tais roupas porque estão na moda ou porque determinado atleta usa aquela marca. Lembrando, que a evolução do esporte acompanhou os avanços tecnológicos, impulsionando o surgimento e o consumo de vestimentas e materiais esportivos.

    Taffarel e Santos Jr. ressaltam que o esporte e sua organização alienam, manipulam e mantêm uma elite sob a máxima “mais alto, forte e veloz” que efetivamente joga e disputa medalhas.

    A divulgação e o espaço dado ao esporte pela cobertura midiática o auxiliam a cumprir sua função de instrumento para abrir mercados de bens supérfluos e desnecessários.

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  4. Bruno Gomes(A68CBJ-6) e Manuela da Silva(A373DE-3), 1° Semestre
    EF1A30 - Ed. física UNIP

    PERGUNTAS E RESPOSTAS:

    1)Como é visto o esporte no mundo globalizado?
    r: O esporte no mundo globalizado tem ganhado importância para as políticas governamentais como elemento dispersador de manifestações populares contra as condições indignas de vida, com artifício para legitimar governos autoritários ou desviar atenção de escândalos e problemas estruturais.

    2)Segundo o texto, qual é o caráter que a sociedade capitalista assumiu no esporte?
    r: No esporte,a sociedade capitalista assumiu um caráter ideológico e interesseiro na busca de rendimento financeiro pautado,entre outro aspectos, no consumo de roupas esportivas, na criação de complexos esportivos e na exploração da imagem televisiva.

    3)Brohm, sintetiza a função ideológica do esporte, conceituando-o como um aparelho ideológico do estado que cumpre um triplo papel. Quais são eles?
    r: Reproduz ideologicamente as relações sociais burguesas, tais com hierarquia, subserviência, obediência; propaga uma ideologia organizacional específica para a instituição esportiva, envolvendo competição e recordes; transmite em larga escala, os temas universais de ideologia burguesa, como o mito do super-homem, individualismo, ascensão social, sucesso e eficiência.

    4)Como o esporte atualmente, está vinculado nos mercados globalizados?
    r: O esporte, atualmente, é considerado uma das atividades econômicas que mais crescem nos mercados globalizados, o que tem estimulado a entrada de grandes corporações empresarias e tem requerido métodos modernos e administração.

    5)Quais são os meios (manifestações) que fizeram para que o esporte, podesse chegar aonde está agora?
    r: Exemplos de suas manifestações são as transmissões de jogos pela televisão, o espaço reservado aos programas esportivos, o aumento número de jornais e revistas especializados, a construção de peças esportivas e a proliferação de academias.

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  5. Nome; Nayara barbosa macedo RA:A5885F-5
    Kátia jackeline RA:A578727

    RESUMO
    Apoiada na técnica e no capital, a globalização avança a passos largos, num processo contraditório onde inclusão e exclusão caminham conjuntamente reforçando a lógica capitalista. Com isso, diferentes aspectos da realidade têm sofrido profundas transformações. O encolhimento do espaço em relação ao tempo aproxima culturas antes distantes, formando um jogo de forças onde o local e o universal se encontra, gerando apropriações, perdas, hibridações e justaposições, complexificando cada vez mais o mundo cultural. Nesta atmosfera de transformações, a cultura de consumo ganha espaço criando um mundo onde imagens, sonhos e realidade se confundem. Com isso, o esporte globalizado encontra campo aberto para seu pleno desenvolvimento. Amparado sobre as mesmas bases do processo de globalização, alimenta-se da cultura de consumo, criando e recriando hábitos, normas, sonhos; vendendo imagens, gestos, roupas e cigarros. Em suas articulações, contradições são camufladas pelo factual e a alegria do consumo. Sua realidade é dura.

    Perguntas:
    1)Porque o esporte é considerado uma das atividades mais econômicas ?
    Porque nos mercados a globalização, o que estimulado a entrada de grandes corporações e tem métodos .
    2) Quais são os ganhos do esporte no mundo globalizado?

    E importância para as políticas governamentais como elementos dispersador de manifestações populares contra as condições indignas de vidas, como artifício para legitimar governamentais autoritário ou ainda para desviar a atenção de escândalos e problemas estruturais .
    3)De um exemplo de financeiro e os resultados competitivos ?
    Manifestações são as transmissões de jogos pela televisão, o espaço reservado aos programas esportivos.
    4)hoje o esporte pode ser considerado uma das atividades?
    Econômicas que mais crescem nos mercados globalizados,o que tem estimulado a entrada de grandes corporações empresariais e tem requerido métodos.
    5)qual e marca que e usam nos eventos esportivos para vender seus produtos ?
    Multinacionais esportivos

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  6. Universidade Paulista – UNIP
    Alunas: Ana Carolina da Silva RA: A52661-7
    Jéssica Barros de Sousa RA: A60248-8
    Turma: EF2E30 Turno: Matutino

    Trabalho em dupla: fazer um resumo do texto “Esporte e globalização” e 5 perguntas com as respectivas respostas.

    Resumo:
    O esporte no mundo globalizado tem se tornado mais um influenciador para o capitalismo industrial, sendo utilizado como aparelho ideológico do Estado. E é importante ressaltar que o esporte na sociedade capitalista assumiu um caráter ideológico e interesseiro na busca do rendimento financeiro pautado. E mesmo não é um sistema à parte, mas de diversas formas interligando com o desenvolvimento social, cuja origem está na sociedade burguesa e capitalista. Assim, o esporte moderno capitalista, está presente no nosso cotidiano, e assim suas marcas estão cada vez mais enraizadas em outros segmentos da vida social.
    De acordo com Brohm a função ideológica do esporte pode ser conceituado como um parelho ideológico do estado que cumpre um triplo papel: reproduz ideologicamente as relações sociais burguesas; propaga uma ideologia organizacional específica para a instituição esportiva; transmite em larga escala, os temas universais da ideologia burguesa.
    O fenômeno esportivo tomou a cultura corporal, como expressão hegemônica, ou seja, a cultura corporal esportivou-se. Assim, os princípios que passaram a reger o esporte são o rendimento financeiro e os resultados competitivos.
    O esporte é considerado uma das atividades econômicas que mais crescem nos mercados globalizados, o que tem formado varias corporações empresariais e requerido métodos modernos de administração. E acompanhando os avanços tecnológicos, impulsionando o surgimento e o consumo de vestimentas e materiais esportivos como objetivo de colaborar como o mercado e a indústria capitalista. O que ocasionou com que muitos indivíduos usam roupas esportivas sem saber para que esporte aquela roupa seja adequada, apenas usam tais roupas porque estão na moda ou porque determinado atleta usa aquela roupa. Assim, as multinacionais esportivas usam os eventos esportivos para vender seus produtos, explorando a mão-de-obra barata soa países subdesenvolvidos.


    Questões:
    1)O mundo globalizado tem mudado a visão do esporte de acordo com seus interesses. De acordo com essa afirmação qual o novo caráter ideológico do esporte?
    O rendimento financeiro pautado, entre outros aspectos, no consumo de roupas esportivas, na criação de complexos multinacionais esportivos e na exploração da imagem televisiva.

    2)O que diz a teoria critica do esporte?
    Diz que o esporte não é um sistema à parte, mas de diversas formas interligado como desenvolvimento social, cuja origem está na sociedade burguesa e capitalista.

    3)O fenômeno esportivo tomou a cultura corporal, como expressão hegemônica, ou seja, a cultura corporal esportivou-se. Quais são os exemplos de suas manifestações?
    As transmissões de jogos pela televisão, o espaço reservado aos programas esportivos, o aumento do número de jornais e revistas especializados, a construção de praças esportivas e a proliferação de academias.

    4) Como as indústrias aproveitam esse avanço?
    Investindo patrocinado atletas e entidades esportivas para que assim possam ampliar seus negócios.

    5)E a população como reage com a evolução do esporte no capitalismo?
    A população acaba fazendo parte desses “avanços”, usando roupas esportivas por apenas estarem na moda ou porque determinado atleta usa aquela marca.

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  7. Nomes: Alessandra Jardim : A7125E-0
    Luana Leite Passos: A7166J-3
    Turma: EF1E30
    OBS: alunas transferidas da turma EF1A30

    Esporte e Globalização
    O esporte no mundo tem ganhado importância para as políticas governamentais como elemento dispensador de manifestações populares contra as condições indignas da vida.
    A crítica ao paradigma é marcada pelo fato de que as instituições esportivas se organizaram em torno do capitalismo industrial.
    O esporte na sociedade capitalista assumiu um caráter ideológico e interesseiro na busca do rendimento financeiro, no consumo de roupas esportivas, na criação de complexos multinacionais esportivos e na exploração da imagem televisiva.
    Contudo, começa-se a aparecer diversos patrocinadores esportivos com interesse de elevar suas vendas e expandir seu capital e sua empresa.
    A comercialização do “esporte” tem por finalidade o lucro através da competição. O esporte moderno capitalista está presente em nosso cotidiano e suas marcas estão cada vez mais enraizadas nos segmentos da vida social.
    O caráter ideológico do esporte estaria ainda ligada aos interesses do estado que cumpre um triplo papel; propaga uma ideologia organizacional específica para a instituição esportiva.
    O esporte está se transformando num gigantesco fenômeno social, político e financeiro, cada vez mais presente na vida das pessoas. O fenômeno corporal se esportivizou através da cultura corporal.
    Temos exemplos da manifestação do esporte: transmissões dos jogos pela televisão, espaço reservado aos programas esportivos, o aumento de números de jornais e revistas especializadas, construção de praças esportivas, academias, quadras esportivas e outros.
    Atualmente o esporte é considerado umas das atividades econômicas que mais crescem nos mercados globalizados. O aproveitamento do atleta e marca as multinacionais esportivas incluíram o desenvolvimento de produtos buscando ampliar seus mercados.
    Foi ressaltado por Taffarel e Santos que o esporte e sua organização alienam, manipulam e mantêm uma elite esportiva sobre a máxima “mais alto, forte e veloz” que efetivamente joga e disputa medalhas. Dessa forma induz as pessoas a assistirem baterem palmas e comprarem os subprodutos da indústria cultural esportiva. Assim as multinacionais esportivas usam os eventos esportivos para vender cada vez mais seus produtos, explorando a mão-de-obra barata dos países subdesenvolvidos.
    Perguntas:

    1) Que influência o esporte obteve na sociedade capitalista?

    R= Assumiu um caráter ideológico e interesseiro na busca do rendimento financeiro, no consumo de roupas esportivas na criação de complexos multinacionais

    2) Qual o objetivo do esporte de competição?

    R= O principal objetivo do esporte de competição é o lucro que ali será obtido.

    3) Como o esporte é considerado atualmente?

    R= É considerado uma das atividades econômicas que mais crescem nos mercados globalizados que estimula a entrada de grandes corporações empresariais.

    4) No que a divulgação e o espaço dado ao esporte pode auxiliar?

    R= Auxilia no cumprimento da função de instrumento para abrir mercados de bens supérfluos e desnecessário.

    5) Qual a importância do esporte no mundo globalizado?

    R= Tem a importância para as políticas governamentais como elemento dispensador de manifestações populares contra as condições indignas de vida.

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  8. Nomes: Anna Paula Feitoza Ramos – A61JII - 5
    Layane Lourenço Silva – A51968 – 8
    EF2E30

    Esporte e globalização
    O esporte tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Os governos costumam utilizá-los para resolver problemas para desviar a atenção de coisas erradas e resolver problemas estruturais. Porem, a crítica ao paradigma esportivo é pelo fato de que a instituição esportiva usa do esporte como ideologia burguesa.
    O esporte no capitalismo é visto como ideológico porque há o consumo de roupas esportivas, a criação de indústria esportiva (Reebok, olympicoc) e também propagandas televisivas. E as marcas mais conhecidas levam ao interesse do consumidor, expandindo, assim, o capital. De acordo com a tese de Rigauer, o esporte é interligado com o desenvolvimento social de origem burguesa. O esporte moderno capitalista esta cada vez mais e mais no nosso cotidiano.
    O fenômeno esportivo tornou a cultura corporal esportiva. O que mais maracá no esporte é a competitividade e o rendimento financeiro. Exemplos disso são: jogos de futebol passados na televisão, quadras criadas para o lazer da população, revistas e jornais cada vez mais especializados no assunto. Para Proni essa expansão da mídia ocasionou à expansão de bens de consumo ligado a cultura corporal.
    O esporte hoje é considerado um grande modo de atividade econômica que mais cresce nos mercados globalizados o que requere métodos mais modernos de administração e mais investimentos empresariais. O Esporte sempre acompanhou os avanços tecnológicos, surgindo vestimentas e materiais que colaboram com a indústria capitalista. Muitos indivíduos usam uma determinada roupa não por ser apropriada, mais sim por estar na moda ou por ter visto alguém famoso usando tal roupa .
    Grandes empresas contratam atletas famosos para fazer propaganda e desta forma o esporte influencia bastante a população. E, além de usar as roupas dos famosos, o telespectador ainda paga para assistir jogos, compra bandeiras, fitas, camisetas e etc. As multinacionais esportivas usam os eventos esportivos para vender mais e aproveitar a mão de obra barata dos países subdesenvolvidos.



    Questionário:
    1- O que o esporte significa para as políticas governamentais no mundo globalizado?
    R: O esporte no mundo globalizado tem ganhado significativa importância para as políticas governamentais como elemento dispersador de manifestações populares contra condições indignas de vida, como artifício para legitimar governos autoritários ou ainda para desviar a atenção de escândalos e problemas estruturais.
    2- Como a sociedade capitalista assumiu o esporte?
    R: O esporte na sociedade capitalista assumiu um caráter ideológico e interesseiro na busca do rendimento financeiro pautado, entre outros aspectos, no consumo de roupas esportivas, na criação de complexos multinacionais esportivos e na exploração da imagem televisiva.
    3- Em que a tese central de Rigauer consiste?
    R: A tese centra de Rigauer, consiste no fato de que o esporte não é um sistema à parte, mas de diversas formas interligado com o desenvolvimento social, cuja origem está na sociedade burguesa e capitalista.
    4- Como o esporte é considerado atualmente?
    R: Atualmente, o esporte é considerado uma das atividades econômicas que mais crescem nos mercados globalizados, o que tem estimulado a estrada de grandes corporações empresariais e tem requerido métodos modernos de administração.
    5- O que auxilia a divulgação e o espaço dado ao esporte pela cobertura midiática?
    R: A divulgação e o espaço dado ao esporte pela cobertura midiática o auxiliam a cumprir sua função de instrumento para abrir mercados de bens supérfluos e desnecessários. Assim, as “multinacionais esportivas” usam os eventos esportivos para vender cada vez mais seus produtos, explorando a mão-de-obra barata dos países subdesenvolvidos.

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  9. Nome:Jenildo do Carmo Jesus RA: A57AEA-1

    RESUMO

    A crítica ao paradigma esportiva é marcada pelo fato de que a instituição esportiva, se organizou em torno do capitalismo industrial e ainda utiliza-se do esporte como aparelho ideológico do Estado, na tentativade consolidar a ideológia burguesa.O esporte na sociedade capitalista assumiu um caráter ideológico e interesseiro na busca do rendimento financeiro pautado, entre outros aspectos, no consumo de roupas esportivas, na criação de complexos multinacionais esportivos e na exploração da imagem televisiva.A comercialização do espetáculo esportivo comprova que o objetivo do esporte de competição é o lucro, porque os organizadores e promotores se interessam, sobretudo pela rentabilidade econômica.O eporte moderno capitalista, está presente no nosso cotidiano, assim suas marcas estão cada vez mais enraizadas em outros segmentos da vida social. O caráter ideológico do esporte estaria ainda ligado aos interesses do estado, sintetiza a função ideológica doesporte, conceituando-o como um aparelho ideológico do estado que cumpre um triplo papel.

    PERGUNTAS

    1- Quais os princípios que passaram a reger o esporte?
    O rendimento financeiro e os resultados competitivos.

    2- Explique a tese central de Regauer?
    Consiste no fato que o esporte não é um sistema a parte, mas de diversas formas interligado com o desenvolvimento social cuja origem está na sociedade burguesa e capitalista.

    3- Dê acordo com a campanha da Nike em 1996, cite quanto ela gastou em relação a patrocínio a atletas?
    A Nike gastou cerca de 100 milhões.

    4- O que as multinacionais esportivas usam para vender cada vez mais seus produtos?
    Os eventos esportivos, explorando a mãio-de-obra barata dos países subdesenvolvidos.

    5- O que aconteceu ao longo do século XX?
    A difusão de habitos esportivos e a conformação de uma cultura de massa levaram á expansão do consumo de artefatos.

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  10. Resumo e questões

    Leandro Amorim RA: A6086g1
    Renan Vieira
    Turma: EF2E30
    Obs.: Professor havia tentado postar na data estipulada, porém, não consegui visualizar.


    O esporte no mundo globalizado tem ganhado significativa importância para as políticas governamentais como elemento dispersador de manifestações populares contra as condições indignas de vida, ou seja, para desviar a atenção de escândalos e problemas estruturais. O esporte na sociedade capitalista assumiu um caráter ideológico e interesseiro a comercialização do espetáculo esporte estaria ainda ligado aos interesses do Estado, em tempos de abertura e globalização econômica, o esporte está se transformando num gigantesco fenômeno social, político e financeiro, cada vez mais presente no cotidiano da população.
    Atualmente, o esporte é considerado uma das atividades econômicas que mais crescem nos mercados globalizados, o que tem estimulado a entrada de grandes corporações empresariais nesta linha de pensamento Taffarel e Santos jr., ressaltam que o esporte e sua organização alienam manipulam e mantêm uma elite esportiva que disputa medalhas. Assim, as ‘’multinacionais esportivas usam os eventos esportivos para abrir mercados que exploram a mão-de-obra barata dos países subdesenvolvidos.


    Questões e respostas

    1- Segundo Broh. Qual é a função ideológica do esporte? Resposta: Servir como um aparelho ideológico do Estado que cumpre um triplo papel: reproduz ideologicamente as relações sociais burguesas, tais como hierarquia, subserviência, obediência, propaga uma ideologia organizacional especifica.

    2- Com a atual globalização econômica. No que o esporte vem se transformando? Resposta: Vem se transformando num gigantesco fenômeno social, político e financeiro, cada vez mais presente no cotidiano da população.

    3- Ao longo do século XX houve a expansão do consumo, relacionado à prática esportiva? Resposta: A difusão de hábitos esportivos e conformação de uma cultura de massa.

    4- Qual a função da mídia quanto ao esporte atual? Cumprira a função de instrumento para abrir mercados de bens supérfluos e desnecessários, possibilitando que as multinacionais lucrem com o esporte.

    5- O que o esporte vem impulsionando com sua evolução? Resposta: Vem impulsionando o surgimento e o consumo de vestimentas de materiais esportivos com o objetivo de colaborar com o mercado industrial capitalista.

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